domingo, 12 de outubro de 2014

A alienação marxista

A alienação marxista - 43 respostas.
primeira < anterior 1 de 5 próxima > última
a a - 20/05/2009
A alienação marxista
.

“O trabalhador torna-se tanto mais pobre quanto mais riqueza produz, (...) O trabalho não produz apenas mercadorias, mas também a si mesmo e ao trabalhador como uma mercadoria.”

Karl Marx

Essa é uma das frases mais estúpidas que um ser humanos já disse.
É a opinião de um ser humano que via a humanidade com a visão de um ser mesquinho e cínico.
Como não poderia deixar de ser, tal opinião não se realizou, o trabalhador inglês, a quem ele se referia, se tornou um trabalhador livre e culto, e com uma excelente qualidade de vida e igualdade social.

.
a a - 20/05/2009
A visão de Marx do trabalho
.

No primeiro e segundo manuscrito de Marx aparece o conceito marxista de alienação:
A alienação decorre da forma como os seres humanos trabalham.
Marx considera o processo de transformação física das matérias-primas em objetos de sustento como sendo o principal fator da alienação.
No capitalismo, segundo Marx, que se baseia no princípio da propriedade privada, a identidade e localização são seriamente prejudicadas.
Aqueles sem propriedade devem entregar as suas capacidades produtivas, a sua essência como seres humanos, a outra pessoa, para os proprietários de fábricas capitalistas.
Segundo Marx, isto não só é intrinsecamente frustrante e insatisfatório, mas também leva os trabalhadores a se porem contra os capitalistas e o sistema de propriedade privada que é a fonte de sua frustração.

De início, o que se pode dizer é - como um homem que nunca trabalhou, que passou a vida as custas do dinheiro alheio, pode saber como os trabalhadores se sentem !?
Outra coisa que podemos dizer é que esse “novo significado” para o termo “alienação” também está em Hegel, para quem a alienação era – “um processo essencial à consciência que para um observador ingênuo o mundo parece constituído de coisas independentes umas das outras”.
Marx apenas, mais uma vez, copiou Hegel e o “alterou”.

A propriedade privada é um direito vital.
Se um homem e sua família trabalham e constróem uma casa para morar – essa casa é propriedade privada deles sim, um direito indiscutível perante qualquer ser humano consciente.
E quando este homem e sua esposa morrerem, essa casa é propriedade dos filhos deles sim, e não da comunidade.
Por que o filho de um homem que construiu uma casa deve ficar sem a casa para que o filho de outro homem que não construiu uma casa para sua família fique com a casa do filho de quem construiu ?
Seria no mínimo injusto.

cont...

.
a a - 20/05/2009
.

Se essa mesma família, depois de construir a casa, começam a trabalhar novamente e constróem no riacho que passa perto um moinho, movido pelas águas do riacho, para fazer farinha de milho – esse moinho é propriedade privada dessa família sim, e não da comunidade que nada fez para construi-lo, e qualquer ser humano consciente sabe disso.
E se muitas pessoas levam seu milho lá para o moleiro fazer farinha, e ele tem muito serviço, e contrata um trabalhador para ajudar no trabalho, tal trabalhador – jamais – será um alienado por trabalhar na propriedade privada de outro homem...
Esse trabalhador sabe perfeitamente o que está fazendo e qual a finalidade de ele estar trabalhando ali – está fazendo farinha de milho que serve para as pessoas e ele próprio comerem e a finalidade de seu trabalho é ganhar um salário para poder comprar as mercadorias que sua família necessita para viver.
E o trabalhador sabe, que seja lá onde for, ele terá que trabalhar para sustentar sua família.
Não importa se ele trabalha em algo dele ou em algo de outra pessoa, o ato de “trabalhar” é o mesmo, para conseguir os bens que necessita ele terá que trabalhar seja lá de que forma for.
Marx não sabia disso, e apenas os seguidores de Marx não sabem disso, mas, todo trabalhador sabe porque trabalha, e de forma alguma se sente frustado !
Frustado o trabalhador estaria se não tivesse um trabalho e estivesse passando fome.
Frustado ele estaria se fosse obrigado a trabalhar e ter que se sujeitar a racionamentos de comida e roupas como foi e ainda é em países socialistas.
Frustrado ele estaria se tivesse que passar a vida pedindo dinheiro para amigos como Marx passou.
O trabalho é dignificante e enobrece os seres humanos.
E é a única forma de se criar riquezas para a família.

.
a a - 20/05/2009
Os tipos de alienação
.

Segundo Marx, são três as formas de alienação:
- a primeira é a relação imediata do trabalho aos seus produtos que é a relação do trabalhador aos objetos da sua produção.
O homem sente-se livre - apenas nas suas funções animalescas de comer, beber. procriar;
- na segunda forma de alienação, o trabalhador produz não para se realizar, mas porque tem que produzir - faz o produto, mas este não lhe pertence;
- a terceira forma de alienação, está relacionada ao - produzir por produzir sem saber porque está produzindo.

Essas concepções são um dos maiores absurdos que um ser humano já escreveu !
Segundo ela o homem só seria livre se tivesse continuado selvagem apenas comendo e bebendo sem jamais ter atingido a civilização !
Segundo essa concepção podemos concluir que um porco é um ser livre, uma vez que apenas come e bebe.

Na civilização a interação entre humanos, a divisão do trabalho é necessária, em uma cidade com 50.000 habitantes nem todos vão poder fazer os próprios sapatos, as próprias roupas, a própria comida, etc.
Este fato parece ser uma coisa óbvia.
Marx ignora as necessidades básicas dos seres humanos no seu atual estágio evolutivo de homo sapiens, ou seja, do “homo” que não é mais um animal irracional como um porco, mas sim, um homo “sapiens” que sabe que existe, e por essa razão não vive mais como um porco, apenas comendo e bebendo.
O porco não sabe que vai morrer, o homo sapiens sabe que vai morrer um dia, e este fato muda radicalmente as necessidades vitais de cada um deles.
O ser humano é um ser consciente e que entende cada vez mais a sua situação no planeta e no Universo, é um animal que chegou a razão consciente, e que devido a isso não poderia mais viver como um porco apenas comendo e bebendo, esse homo sapiens tem outras necessidades alem das básicas.
Isto é uma coisa óbvia que apenas a ideologia cega marxista não vê.

cont...

.
a a - 20/05/2009
.

Marx ignora que a divisão do trabalho é uma das maiores evoluções que a espécie humana atingiu, é o ser humano colaborando em máximo grau para com o bem estar da sociedade !
Cada indivíduo faz uma coisa que toda a sociedade vai usar !
E com isso se consegue uma melhor produtividade !
Como seria possível que a humanidade tivesse a sua disposição ferrovias, navios, aviões, satélites, automóveis, computadores, se não existisse a divisão do trabalho ?
Um ser humano trabalhando sozinho não seria capaz de produzir tais mercadorias !
Um trabalhador de uma fábrica de aviões pode por toda a vida nunca viajar de avião, mas, ele jamais será um alienado por isso, ele contribuiu para o progresso e bem estar da sociedade humana.

Segundo esta estúpida ideologia um ser humano que trabalhe em uma fábrica de cadeiras de rodas para deficientes físicos é um alienado, porque não vai usar a mercadoria que fabrica...
E essa loucura se estende para fábricas de remédios, de lâmpadas, de trajes espaciais, etc.
Marx ignora, uma vez que jamais colocou os pés em uma fábrica, que o trabalhador sabe sim o que está produzindo ... é um absurdo supor que um trabalhador que trabalha em uma fabrica de navios (estaleiro) não saiba que ele está colaborando na construção de um navio !
E que tal navio vai ser usado pela sociedade como um todo, e não apenas pelo dono do estaleiro.
Isso é uma coisa maravilhosa !
Milhares de seres humanos trabalham juntos - cooperando - para construir uma mercadoria que será usada por muitos anos por milhões de seres humanos.
O que o marxismo cego não entende é que essa mercadoria construída por supostos alienados, não é do “capitalista” !
Essa mercadoria é da sociedade (na qual o trabalhador que a fez está incluído), é a sociedade quem vai usufruir dos benefícios dessa mercadoria.

.
a a - 20/05/2009
.

Os marxistas atuais extrapolaram o conceito inicial de Marx.

Os marxistas atuais extrapolaram a “alienação” para todas as coisas, generalizaram para todas as pessoas a tal “alienação” que Marx atribuiu ao trabalho.
Apenas eles não são alienados, todo o resto é alienado.
Então, se eu cito fatos do mau caráter de Marx, eu sou alienado, e simplesmente eles ignoram o fato.
Se existe uma enorme alienação no mundo é a alienação marxista !
Que mesmo diante do colossal fracasso que o marxismo teve no mundo, mesmo diante dos milhões de assassinatos que o marxismo praticou, ainda continuam a achar as idéias de Marx como “geniais”, “fantásticas”, é uma alienação louca.

.
a a - 20/05/2009
Como seria o estado de “não alienação” ?
.

Isso Marx nunca falou, nunca deu um exemplo de como seriam um milhão de trabalhadores de uma cidade “não alienados” e livres como passarinhos !
Como sempre, nos pontos chaves, Marx se omite.
Omisso em todas as questões, Marx só sabia fazer críticas, só queria destruir o que outros construíam, a “obra” de Marx é uma enorme inutilidade com nada de concreto, que fosse de real uso para a humanidade.

Mas como seria o estado de não alienação?
Para Marx bastaria a abolição da propriedade privada, e aquilo em que consiste esse ato bem simples, troca dos dirigentes das empresas privadas por funcionários do estado socialista, resolveria a questão !
Mas como a simples substituição de um modo de propriedade por um outro bastaria para que desaparecesse a tal “alienação” ?
Onde está a mágica ?
Vamos dar mais um exemplo:
Um trabalhador (homem) que trabalhasse em uma fábrica de sutiãs (o produto de seu trabalho não era para uso próprio) pregando fechos.
Quando o dono era um empresário “capitalista”, este trabalhador era alienado ... quando o empresário foi eliminado e o estado socialista tomou posse da fábrica, o mesmo trabalhador - fazendo exatamente as mesmas coisas - não seria mais alienado !
Como se explica isso ?
Qual é a mágica ?
O trabalhador não iria continuar a fazer uma mercadoria que nada tem a ver cpom ele ?

Nunca Marx explicou isso !
Essa suposição marxista é uma artificialidade ridícula.

cont...

.
a a - 20/05/2009
.

Vou relatar a seguir uma situação que um aluno universitário me colocou em uma comunidade:

“Uma vez contestei um de meus professores marxistas sobre isso.
Ele havia falado que para Marx qualquer forma efetiva apresentada até o determinado momento fazia parte de todo contexto social burguês, e o trabalhador independente de conscientizado ou não sobre isso estaria completamente alienado.
Me levantei e perguntei como poderia o trabalhador estar alienado mesmo ele tendo plena consciência de sua situação ?
Ele me respondeu que de qualquer forma ele estaria sendo alienado independente da sua própria conscientização.
Ou seja o marxismo sequer leva em consideração o pensamento da classe que eles supostamente defendem, o trabalhador não tem liberdade alguma, é um fantoche na mão da teoria marxista.
Toda esse lixo ideológico irá justificar a dialética e a mentalidade revolucionaria.”


Ele tem total razão !
Uma mentira, justifica outra mentira, uma irrealidade justifica outra irrealidade, e assim Marx construiu a sua doutrina mentirosa, que só poderia causar o que causou, milhões de mortes.

.
a a - 20/05/2009
.

O marxismo é que trás alienação a seus seguidores.

Um dos vários equívocos dos marxistas brasileiros da década de 1960 foi considerarem o povo como “alienados”.
Consideravam todas as pessoas, inclusive os intelectuais não “engajados” como alienados !
Os “engajados” fundaram o CPC da UNE e depois o Grupo Opinião com os quais queriam “ensinar” o povo como ele deveria ser...
Enchiam eles próprios o teatro onde faziam as apresentações ideológicas, e diziam a si próprios que era o maior sucesso !
E isso se repetia dia após dia ... iam assistir novamente !
Uma coisa ridícula, que só gente alienada que vive fora da realidade é capaz de fazer, ir assistir dezenas de vezes a mesma peça ideológica e depois ficar comentando na saída.

Tais aloprados foram nas favelas se apresentar, o povo ria deles e deixava apenas as crianças para verem os “palhaços” ... eles iam fantasiados, de burguês, de proletário, de patrão, coisa ridícula.
Uma alienação total, não se davam conta das coisas ridículas que estavam fazendo.
Foi um fracasso colossal como tudo o mais no marxismo e eles começaram a brigar entre si.
Hoje em dia são velhos acabrunhados e fracassados.

.
a a - 20/05/2009
.

Um exemplo real no Brasil atual dessa loucura marxista.

A Associação das empresas de propaganda fez um congresso recentemente em âmbito nacional.
Eles estão preocupados porque estão percebendo uma enorme atuação de comunistas no sentido de acabar, ou no mínimo controlar, a propaganda no Brasil.
Esta atuação está sendo possível porque, apesar de os comunistas jamais terem ganho uma eleição no Brasil, atualmente, eles estão governando o Brasil !

No comunicado final eles disseram - não podemos permitir que a livre escolha, a liberdade de opção nos sejam tiradas.
- Não podemos deixar prevalecer a ideologia de que o povo não tem competência para entender e que precisa ser guiado !


Esta preocupação dos empresários é um claro indício de que o Brasil está a beira do socialismo.
Isso que as empresas de propaganda temem nada mais é que a "alienação" marxista.
A estúpida "intelligencia" marxista acha todos os demais humanos meros alienados que nada sabem e devem ser conduzidos.

.
 
 Jorge virginiano - 21/05/2009
Leiam o livro Os Intelectuais de Paul Johnson e saberão quem foi este verme chamado Marx.
Arnaldo Arnolde - 27/08/2010
.

Já li o texto a seguir em vários locais, este eu peguei em um site de filosofia.

"Marx, situando o homem na raiz da história (o homem concreto, que define com o trabalho sua relação com seus semelhantes e com a natureza), inverte a dialética hegeliana.
De acordo com a dialética de Marx, o processo de alienação leva o ser genérico do homem -- expresso pelo trabalho -- a converter-se em instrumento de sua sobrevivência, o que ocorre, primeiro, na relação do produtor com o produto e, em seguida, na relação do produtor com os consumidores do produto.
A alienação transforma o operário em escravo de seu objeto, mas o processo não se detém aí, já que o trabalho é mercadoria que produz bens de consumo para outrem.
Na verdade, ocorre a alienação do homem perante o próprio homem: ao produzir um bem que não lhe pertence, o homem propicia o jugo daquele que não produz sobre a produção e o produto, deixando assim que o outro, alheio à produção, se aproprie dela.

Dá-se assim a "reificação" ou coisificação social, ou seja, a conversão de todas as relações sociais em formas de mercadorias, que abrangeriam o próprio homem, desse modo já submerso na fantasmagoria das relações entre as coisas.
Sintetizando-se o problema, a alienação seria ocasionada pela divisão de trabalho e, de outro lado, pela separação entre o trabalho e o produto dele resultante.
Os reflexos alienatórios seriam inevitáveis tanto na filosofia como nas instituições políticas e sociais, na religião, na literatura e nas artes."


Esse texto nos dá uma resposta importante, através dele ficamos sabendo pq Marx nunca trabalhou e viveu a vida toda pedindo dinheiro para os amigos, ou correndo atrás do dinheiro da herança de parentes.

cont...

.
 
 Arnaldo Arnolde - 27/08/2010
.

Marx nunca trabalhou pq não queria ser um alienado, pois, segundo os "intelectuais" que falam em nome dele o trabalho trás a alienação do homem !
Para os "intelectuais" marxistas o trabalho transforma o homem em um "homem abstrato".
Segundo eles o "homem concreto" é aquele que produz apenas para seu uso próprio, pq se trabalhar para que outra pessoa use o produto do seu trabalho, ai vira um alienado, passa a ser um "homem abstrato".


Os operários de um estaleiro, que vão todos os dias úteis trabalhar na construção de um grande navio de passageiros, são todos alienados segundo os "intelectuais" marxistas, pois estão construindo uma mercadoria, o navio, que não lhes pertencerá !

A divisão do trabalho que tornou possível os seres humanos construírem grandes coisas em série, como grandes navios, grandes aviões, satélites, telefonia celular, etc, transforma o trabalhador que as constrói em um alienado....


Disso concluímos que para o marxismo os humanos deveriam ainda utilizar apenas canoas para navegar, pois uma canoa um homem habilidoso consegue construir sozinho (nem todos conseguiriam) e claro, apenas o construtor da canoa poderia usa-la, já que se o construtor da canoa a desse para outro homem, passaria a ser um alienado.


E sabem o mais incrível dessa história ?
Existe um monte de gente, de nível superior, que acreditam piamente que essa loucura ai é verdade.

.
Malu Marzagão - 27/08/2010
Cara, você não entendeu nada do conceito de alienação de Marx. Não vou me extender em debates que não vão dar em nada visto sua posição capitalista xiita. Pesquise mais..
a a - 28/08/2010
.

'Cara, você não entendeu nada do conceito de alienação de Marx. Não vou me extender em debates que não vão dar em nada visto sua posição capitalista xiita. Pesquise mais.."



O que dizer diante disso ?

Que é mais um bom exemplo da alienação marxista !

.

Cada vez mais me convenço que o marxismo só atinge deficientes mentais...

.
João Batista Cariolano - 28/08/2010
Essa é uma das frases mais estúpidas que um ser humanos já disse.
É a opinião de um ser humano que via a humanidade com a visão de um ser mesquinho e cínico.
Como não poderia deixar de ser, tal opinião não se realizou, o trabalhador inglês, a quem ele se referia, se tornou um trabalhador livre e culto, e com uma excelente qualidade de vida e igualdade social

Ele fala sobre iqualdade social como se acrise que está ai nao fosse obra do capitalismo,e sim do proprio trabalhador que nao pode ser expolrado aos limites da morte para produzir e gastar todo seu dinheiro para burguesia. Como se
bela deduçao!
Arnaldo Arnolde - 28/08/2010
.

lucas ...


É q me sinto ofendido qdo me chamam de capitalista Lucas rsrs

E ainda me mandou pesquisar !
Ofensa grave.

.
Arnaldo Arnolde - 28/08/2010
.


"Ele fala sobre iqualdade social como se acrise que está ai nao fosse obra do capitalismo,e sim do proprio trabalhador que nao pode ser expolrado aos limites da morte para produzir e gastar todo seu dinheiro para burguesia.
Como se bela deduçao"


Eu não estava falando de igualdade social, estava falando da previsão de Marx.


Vc fala da "crise que esta ai" como se na Inglaterra (de quem eu estava falando) existissem milhões mendigando pelas ruas !
rsrs

A 'crise" se manifesta em uma queda na produção, mas isso não quer dizer que não estão produzindo na Inglaterra...
Explicando melhor, a Inglaterra vinha tendo um PIB percapita abaixo:

Ano Valor em dolares % de crescimento

2005 32083.71 4.62 %
2006 33877.57 5.59 %
2007 35512.01 4.82 %
2008 36357.72 2.38 %
2009 35164.97 -3.28 %

A "crise" fez o PIB percapita dos ingleses diminuir 3,28%, mas.... o PIB percapita dos ingleses continua 35 mil dolares !
Percebeu ?

Não existe ninguém morrendo de fome com a crise, qdo muito deixaram de comer filé mignon e passaram a comer alcatre.

Então, isso q vc pensa, do trabalhador "ser explorado até a morte" (como Marx disse que seria) não existe, a renda percapita do povo inglês, trabalhador inclusive, é muito boa, Marx disse uma estupidez.
Ingelizmente existem brasileiros que não sabem disso...

.
Arnaldo Arnolde - 28/08/2010
.

E se trouxermos o cenário para o Brasil, a miséria aqui não tem nada a ver nem com capitalismo nem com crise, ou o povo nordestino está passando necessidade potr causa da crise na Inglaterra ?

Não, a miséria, a pobreza, que existe em muitos locais fo Brasil, não tem nada a ver com sistema econômico, tem a ver com os incompetentes, irresponsáveis, ladrões, que mandam no Brasil a séculos.

E agora, com os comunistas no poder aliados a ignorante elite brasileira, a longo prazo a coisa vai piorar ainda mais.

.
 
 - Luisa Carolina [S.P.F.C.] ;* - 28/08/2010
Simplismente a falta de interpretação de certas pessoas é absurda

A alienação da qual Marx abordava era simplismente contra o materialismo ,
a verdade é que deveria existir trabalho sim , mais que fossem todos trabalhando igualitariamente por um salário justo, sem que uns ganhassem pouco e outros muito , sem haver o patrão e o subordinado, essa sim era a ideologia dele, ele apenas questionava essa falta de igualdade com o proletariado .
Arnaldo Arnolde - 29/08/2010
.

lucas ...


"Eu particularmente só achei a conduta dela mediocre, não ofensiva. Dizer que alguém está errado, não botar nenhum argumento pra fora, mandar essa pessoa "pesquisar" e cair fora ja é algo um tanto lamentável por si próprio haha!"



A soberba (mandar os outros lerem), uma característica de marxistas, em si é medíocre (dentre outros sintomas) pq vem de pessoas que não tem motivos para terem essa soberba.
A mediocridade não é proveniente de elevação mental, é proveniente de retardo mental.
Por isso, cada vez mais me convenço de que marxistas são doentes, devido ao padrão de comportamento, sempre igual, e a doença marxista é deficiência mental.



"Mas eu queria que ela tivesse argumentado um pouco pelo menos."



Eu tb gostaria, mas minha experiência no trato com essas criaturas me diz que é inútil, a pessoa não tem a menor condição de dizer algo com fundamento.

.
Arnaldo Arnolde - 29/08/2010
.

"Para presidente ZÉ MARIA -16 -PSTU - A favor da LEGALIZAÇÃO DA MACONHA!"
Participa de comunidades que cultuam o assassino "Che" Guevara, e ainda ousa falar de "liberdade" na descrição do perfil."




O estado socialista cubano, instituído por Guevara e Castro, não admite uso da maconha.


O clamor por liberdade desse povo é só uma forma de auto ajuda.
Problemas existenciais internos da pessoa a levam a buscar o lugar comum da "luta".
O motivo é que não possuem nada de valor a oferecer, então apelam para essa "causa" inócua, que não necessita de competência para ser defendida.

Isso já vem do "mestre", Marx não teve competência para produzir nada de útil, não conseguiu nem cuidar da própria família, que sofreu muito nas mãos dele, morreram 4 filhos dele qdo crianças e dos 3 restantes duas se suicidaram... então, o que o inútil quis fazer ?
Quis "mudar o mundo".
E a mudança do mundo que esse imprestável propôs, conduzida pelos seus seguidores, levou dezenas de nações a falência no século XX e a milhões de assassinatos dentro destas nações em nome da "causa".


Essas coisas são escondidas dos cabeças fracas que não tem senso crítico próprio e aceitam passivamente as mentiras contadas em sala de aula pelos "intelectuais" marxistas.

.
 
 Arnaldo Arnolde - 29/08/2010
.

lucas ...


"tanto que me disseram convictamente uma frase que divertiu muito: "o comunismo só pode ser entendido sob o efeito do Cannabis")"



Isso é uma verdade.
O comunismo no mundo real não é possível, apenas sobre efeito de drogas ele é possível, da mesma forma que outras coisas, como voar, levitar, viajar para o espaço a um piscar de olhos, etc, coisas que um drogado em transe consegue com facilidade.

Só que a volta a realidade para um drogado é terrível...
E ai o cara precisa sempre mais e mais drogas até seguir o caminho do Cazuza.

.
Arnaldo Arnolde - 29/08/2010
.

Luisa



"a verdade é que deveria existir trabalho sim , mais que fossem todos trabalhando igualitariamente por um salário justo,"




Luisa... Marx queria "salário justo" ?!



Contaram a vc uma MENTIRA...



Vou fornecer a vc uma informação VERDADEIRA.


Discurso de Marx na I Internacional em Junho de 1865.
Este discurso foi lançado como livro com o título de "Valor, Preço e Lucro".

Parágrafos finais do discurso:


"Os trabalhadores deveriam, portanto, a não ser absorvido exclusivamente nestas inevitáveis lutas guerrilheiras incessantemente pulando para cima a partir de invasões nunca deixam de capital ou mudanças de mercado.

Em vez do conservador lema, "Um dia de salário justo para um dia de trabalho justo!" têm que inscrever na sua bandeira o lema revolucionário, "Abolição do sistema de salários!"."
Karl Marx, 1865

.
Eric Fernando - 29/08/2010
Peçam pra garota ler a gazeta renana
por favor ...
 
primeira < anterior 5 de 5 próxima > última
ver todos os tópicos
Você tem sugestões ou comentários? Escreva aqui.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário