48 respostas. Última resposta: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=795788&tid=59323014208468456... 30 de jun
A base da crítica de Marx contra o capitalismo é lastreada em uma única coisa - a Teoria do Valor-Trabalho exposta nas primeiras páginas de O Capital.
Esta teoria marxista diz que todo valor provém do trabalho humano.
E baseado nessa sua conclusão Marx condena toda a sociedade capitalista acusando-a de que toda a sua riqueza provém da exploração do trabalho humano...
Mas, se para se comprar um quilo de picanha no açougue precisamos de um valor (em dinheiro) muito maior do que para comprar um quilo de alcatra, e sabendo que o trabalho humano para produzir e cortar no açougue ambas as carnes - é o mesmo - como Marx pode chegar a absurda conclusão de que todo valor provém do trabalho ?
Muito simples - trapaceando.
E usando da sua habilidade retórica para enganar as mentes simplórias desejosas de serem "transformadores do mundo".
Não é apenas a carne vendida pelo açougueiro para os consumidores que tem seu valor NÃO DEPENDENTE do trabalho.
Milhares de outras mercadorias também não tem seu valor em função do trabalho nelas despendido... muitas tem valor sem nem mesmo algum trabalho ter sido feito por humano para produzi-las
Vamos mencionar a seguir alguns tipos básicos (de onde derivam muitos outros de mesmo tipo) de mercadorias cujo valor não depende do trabalho humano.
1 - Vinho. O trabalho para produzir um litro de vinho 12 anos é o mesmo que para produzir um litro de vinho de 5 anos...
Mas, o valor do de 12 anos é maior do que do de 5 anos !
Essa característica se expande para os uisques, cachaças e diversas outras bebidas, cujo envelhecimento, que não depende de nenhum trabalho humano, determina uma enorme variação no valor de troca da mercadoria !
Interessante que Marx era um beberrão de vinhos, e com certeza sabia que um vinho do Porto envelhecido 12 anos é mais cato que um vinho do ano !
Apesar de Marx também saber que o trabalho para produzir a ambos é o mesmo, ele continuou a afirmar o seu absurdo !
cont...
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a a -
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2 - Um terreno baldio, onde nunca tenha sido gasto trabalho humano, tem valor !
Como se explica, com a teoria do valor marxista, tal coisa ?
3 - Camisetas de times de futebol.
A camiseta do Jabaquara pode ser idêntica a camiseta do Corinthians em tudo, tipo de pano, formato, trabalho despendido na confecção, mas, o valor de troca da camiseta do Corinthians será maior do que a do Jabaquara.
Como se explica isso se segundo o "gênio" Marx todo valor provém do trabalho ?
4 - Ovos. É de conhecimento das donas de casa que uma dúzia de ovos "caipira" tem valor de troca na feira livre maior que uma dúzia de ovos de granja !
Como pode tal coisa, se o trabalho (das galinhas em botá-los) foi o mesmo ?
5 - Pérolas. Uma pérola negra tem maior valor do que uma pérola clara, e como é sabido, o trabalho da ostra para produzi-la, e do mergulhador para pegá-las, é o mesmo.
6 - Café. O trabalho despendido para cuidar do cafezal, colher e armazenar a fruta, é o mesmo para os diversos tipos de café que podem ser produzidos. O sabor e a qualidade do café depende muito do tipo de terra e das condições climáticas. Desta forma, apesar de o trabalho ser o mesmo, o café é classificado em 7 tipos, e o café tipo 8 tem valor bem maior que o tipo 2.
Tais mercadorias são apenas uma amostra de centenas de outras que não tem seu valor dependente da quantidade de trabalho feito, mas sim de alguma outra coisa que faz com que os seres humanos lhes deem valores de troca diferenciados.
Então, a riqueza do "burguês' que faz vinhos, não depende do trabalho do trabalhador, depende da paciência do produtor em esperar 12 anos até seu vinho envelhecer e ficar com um sabor especial e ai então vendê-lo !
Da mesma forma que a riqueza do "burguês" vendedor de pérolas não depende do trabalho do trabalhador, depende apenas da habilidade da ostra.
cont.
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2 - Um terreno baldio, onde nunca tenha sido gasto trabalho humano, tem valor !
Como se explica, com a teoria do valor marxista, tal coisa ?
3 - Camisetas de times de futebol.
A camiseta do Jabaquara pode ser idêntica a camiseta do Corinthians em tudo, tipo de pano, formato, trabalho despendido na confecção, mas, o valor de troca da camiseta do Corinthians será maior do que a do Jabaquara.
Como se explica isso se segundo o "gênio" Marx todo valor provém do trabalho ?
4 - Ovos. É de conhecimento das donas de casa que uma dúzia de ovos "caipira" tem valor de troca na feira livre maior que uma dúzia de ovos de granja !
Como pode tal coisa, se o trabalho (das galinhas em botá-los) foi o mesmo ?
5 - Pérolas. Uma pérola negra tem maior valor do que uma pérola clara, e como é sabido, o trabalho da ostra para produzi-la, e do mergulhador para pegá-las, é o mesmo.
6 - Café. O trabalho despendido para cuidar do cafezal, colher e armazenar a fruta, é o mesmo para os diversos tipos de café que podem ser produzidos. O sabor e a qualidade do café depende muito do tipo de terra e das condições climáticas. Desta forma, apesar de o trabalho ser o mesmo, o café é classificado em 7 tipos, e o café tipo 8 tem valor bem maior que o tipo 2.
Tais mercadorias são apenas uma amostra de centenas de outras que não tem seu valor dependente da quantidade de trabalho feito, mas sim de alguma outra coisa que faz com que os seres humanos lhes deem valores de troca diferenciados.
Então, a riqueza do "burguês' que faz vinhos, não depende do trabalho do trabalhador, depende da paciência do produtor em esperar 12 anos até seu vinho envelhecer e ficar com um sabor especial e ai então vendê-lo !
Da mesma forma que a riqueza do "burguês" vendedor de pérolas não depende do trabalho do trabalhador, depende apenas da habilidade da ostra.
cont.
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Estes fatos reais, essa realidade empírica, joga no lixo a "teoria do valor-trabalho" de Marx.
A teoria de Marx não tem valor real algum e toda a sua obra subsequente - alicerçada nela - também não tem valor algum, é uma mentira na qual apenas crentes alienados acreditam porque nela precisam acreditar para terem um alento de vida, mesmo que seja baseado em uma mentira.
Socialistas precisam do socialismo para viver... sem o estado a os amparar, socialistas viveriam na miséria pois não tem capacidade para viver e produzir por conta própria.
***
Como Marx consegue, nas primeiras páginas de O Capital, passar essa mentira adiante para os crentes ?
Ele consegue essa mágica fazendo "abstração".
Marx sai a procura do "fator comum" que supostamente existe no valor, que ele com certeza já sabia qual era (o trabalho).
E qual é o método "dialético" que ele vai usar ?
O "método" é ir eliminando da analise tudo que não se adeque ao seu propósito... por exemplo o carvão, que existe no solo sem trabalho algum ...
ah ! esta mercadoria está fora da análise !
Vamos abstrai-la !
Pluft !
Sumiu o carvão da face da terra marxista !
Ouro, prata, água, sal, tudo o mais que existe na natureza, Marx retira da sua análise, "abstrai", e assim vai retirando tudo que não dependa unicamente do trabalho !
Eureka !
Sobraram apenas mercadorias cujo valor, supostamente, dependem apenas do trabalho, uma meia dúzia delas talvez...
Certamente nosso "economista dialético" não se lembrou que EM TODAS as mercadorias existe um outro "fator comum", que influi diretamente no preço da mercadoria - o imposto que o governo cobra !
E assim, depois de eliminar (abstrair) milhares de mercadorias cujo valor independem do trabalho humano, Marx conclui sua "obra prima" !
- Todo valor provém do trabalho !
E de posse dessa "maravilhosa dedução dialética", Marx continua sua caminhada em busca da mais-valia.
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Estes fatos reais, essa realidade empírica, joga no lixo a "teoria do valor-trabalho" de Marx.
A teoria de Marx não tem valor real algum e toda a sua obra subsequente - alicerçada nela - também não tem valor algum, é uma mentira na qual apenas crentes alienados acreditam porque nela precisam acreditar para terem um alento de vida, mesmo que seja baseado em uma mentira.
Socialistas precisam do socialismo para viver... sem o estado a os amparar, socialistas viveriam na miséria pois não tem capacidade para viver e produzir por conta própria.
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Como Marx consegue, nas primeiras páginas de O Capital, passar essa mentira adiante para os crentes ?
Ele consegue essa mágica fazendo "abstração".
Marx sai a procura do "fator comum" que supostamente existe no valor, que ele com certeza já sabia qual era (o trabalho).
E qual é o método "dialético" que ele vai usar ?
O "método" é ir eliminando da analise tudo que não se adeque ao seu propósito... por exemplo o carvão, que existe no solo sem trabalho algum ...
ah ! esta mercadoria está fora da análise !
Vamos abstrai-la !
Pluft !
Sumiu o carvão da face da terra marxista !
Ouro, prata, água, sal, tudo o mais que existe na natureza, Marx retira da sua análise, "abstrai", e assim vai retirando tudo que não dependa unicamente do trabalho !
Eureka !
Sobraram apenas mercadorias cujo valor, supostamente, dependem apenas do trabalho, uma meia dúzia delas talvez...
Certamente nosso "economista dialético" não se lembrou que EM TODAS as mercadorias existe um outro "fator comum", que influi diretamente no preço da mercadoria - o imposto que o governo cobra !
E assim, depois de eliminar (abstrair) milhares de mercadorias cujo valor independem do trabalho humano, Marx conclui sua "obra prima" !
- Todo valor provém do trabalho !
E de posse dessa "maravilhosa dedução dialética", Marx continua sua caminhada em busca da mais-valia.
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Marx foi forçado a fazer essa trapaça.
Já em 1848, sem nenhuma prova, Marx havia condenado a "burguesia" por ser, segundo ele, exploradora.
Vejamos o que Marx disse no Manifesto:
"A burguesia desempenhou na história um papel eminentemente revolucionário. Onde quer que tenha conquistado o Poder, a burguesia destruiu as relações feudais, patriarcais e idílicas. Ela despedaçou sem piedade todos os complexos e variados laços que prendiam o homem feudal a seus "superiores naturais", para só deixar subsistir, entre os homens, o laço do frio interesse, as cruéis exigências do "pagamento à vista". Afogou os fervores sagrados do êxtase religioso, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas com tanto esforço, pela única e implacável liberdade de comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração velada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, cínica, direta e brutal.
Marx não tinha NENHUMA PROVA disso, mas disse...
Nos anos seguintes, todo o esforço de Marx foi para "criar" uma teoria que justificasse o que ele havia dito sem prova alguma.
E isso seria feito por ele nem que fosse preciso usar todas as formas de trapaças e mentiras.
Vejamos ao texto que Marx chegou depois de 17 anos de maquinação:
cont...
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Marx foi forçado a fazer essa trapaça.
Já em 1848, sem nenhuma prova, Marx havia condenado a "burguesia" por ser, segundo ele, exploradora.
Vejamos o que Marx disse no Manifesto:
"A burguesia desempenhou na história um papel eminentemente revolucionário. Onde quer que tenha conquistado o Poder, a burguesia destruiu as relações feudais, patriarcais e idílicas. Ela despedaçou sem piedade todos os complexos e variados laços que prendiam o homem feudal a seus "superiores naturais", para só deixar subsistir, entre os homens, o laço do frio interesse, as cruéis exigências do "pagamento à vista". Afogou os fervores sagrados do êxtase religioso, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas com tanto esforço, pela única e implacável liberdade de comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração velada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, cínica, direta e brutal.
Marx não tinha NENHUMA PROVA disso, mas disse...
Nos anos seguintes, todo o esforço de Marx foi para "criar" uma teoria que justificasse o que ele havia dito sem prova alguma.
E isso seria feito por ele nem que fosse preciso usar todas as formas de trapaças e mentiras.
Vejamos ao texto que Marx chegou depois de 17 anos de maquinação:
cont...
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"6 – Valor e trabalho
...
Que relação guardam pois o valor e os preços do mercado ou os preços naturais e os preços do mercado?
Todos sabeis que o preço do mercado é o mesmo para todas as mercadorias da mesma espécie, por muito que variem as condições de produção dos produtores individuais.
Os preços do mercado não fazem mais que expressar a quantidade social média de trabalho, que, nas condições médias de produção, é necessária para abastecer o mercado com determinada quantidade de um certo artigo."
Karl Marx, “Valor, Preço, e Lucro”, 1865.
Neste trecho Marx diz, com a maior naturalidade, um dos seus maiores absurdos !
"Todos sabeis que o preço do mercado é o mesmo para todas as mercadorias da mesma espécie,"
Marx está dizendo que, por exemplo, uma calça jeans de mesmo tipo, vai ter o mesmo preço em todo o mercado !
Mas, qualquer criança sabe que o preço de uma calça jeans, de mesmo tipo, varia de loja pra loja !
Um celular Nokya de mesmo tipo pode custar na zona norte de São Paulo 500 reais, e na zona oeste pode custar 600 reais.
Uma infinidade de fatores vai fazer o preço variar de diversas formas.
cont..
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"6 – Valor e trabalho
...
Que relação guardam pois o valor e os preços do mercado ou os preços naturais e os preços do mercado?
Todos sabeis que o preço do mercado é o mesmo para todas as mercadorias da mesma espécie, por muito que variem as condições de produção dos produtores individuais.
Os preços do mercado não fazem mais que expressar a quantidade social média de trabalho, que, nas condições médias de produção, é necessária para abastecer o mercado com determinada quantidade de um certo artigo."
Karl Marx, “Valor, Preço, e Lucro”, 1865.
Neste trecho Marx diz, com a maior naturalidade, um dos seus maiores absurdos !
"Todos sabeis que o preço do mercado é o mesmo para todas as mercadorias da mesma espécie,"
Marx está dizendo que, por exemplo, uma calça jeans de mesmo tipo, vai ter o mesmo preço em todo o mercado !
Mas, qualquer criança sabe que o preço de uma calça jeans, de mesmo tipo, varia de loja pra loja !
Um celular Nokya de mesmo tipo pode custar na zona norte de São Paulo 500 reais, e na zona oeste pode custar 600 reais.
Uma infinidade de fatores vai fazer o preço variar de diversas formas.
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Continuemos a ver as palavras do "mestre", agora em O Capital, quando ele começa a "abstrair".
"Um simples exemplo geométrico nos dá uma ideia.
Para determinar e comparar a área de dois polígonos temos que converte-los previamente em triângulos.
Logo os triângulos se reduzem, por sua vez, a uma expressão completamente distinta da sua figura original: a metade do produto da base pela altura.
Exatamente ocorre o mesmo com os valores de troca das mercadorias, temos que reduzi-los necessariamente a um algo comum que o represente mais ou menos.
Este algo comum não pode consistir em uma propriedade geométrica, física ou química, nem em nenhuma outra propriedade natural das mercadorias.
....
Como valores de uso, as mercadorias representam, acima de tudo, diferentes qualidades, como os valores de troca só diferem pela quantidade: não possuem portanto, qualquer valor de uso.
Entretanto, se prescindirmos do valor de uso das mercadorias elas só conservam uma qualidade: a de serem produto do trabalho.
....
Ao dizer que as mercadorias, consideradas como valores, não são nada mais que a cristalização do trabalho humano, nossa análise as reduzem a abstração do valor de uso, porém sem lhes dar uma forma de valor distinta das formas naturais que as revestem.
Karl Marx, “O Capital, Vol. I", 1867.
cont...
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Continuemos a ver as palavras do "mestre", agora em O Capital, quando ele começa a "abstrair".
"Um simples exemplo geométrico nos dá uma ideia.
Para determinar e comparar a área de dois polígonos temos que converte-los previamente em triângulos.
Logo os triângulos se reduzem, por sua vez, a uma expressão completamente distinta da sua figura original: a metade do produto da base pela altura.
Exatamente ocorre o mesmo com os valores de troca das mercadorias, temos que reduzi-los necessariamente a um algo comum que o represente mais ou menos.
Este algo comum não pode consistir em uma propriedade geométrica, física ou química, nem em nenhuma outra propriedade natural das mercadorias.
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Como valores de uso, as mercadorias representam, acima de tudo, diferentes qualidades, como os valores de troca só diferem pela quantidade: não possuem portanto, qualquer valor de uso.
Entretanto, se prescindirmos do valor de uso das mercadorias elas só conservam uma qualidade: a de serem produto do trabalho.
....
Ao dizer que as mercadorias, consideradas como valores, não são nada mais que a cristalização do trabalho humano, nossa análise as reduzem a abstração do valor de uso, porém sem lhes dar uma forma de valor distinta das formas naturais que as revestem.
Karl Marx, “O Capital, Vol. I", 1867.
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Eis ai a obra prima da trapaça literária !
Ciência para tolos.
"Dialeticamente" Marx retira o "valor de uso" das mercadorias como se as pessoas adquirissem mercadorias apenas porque nelas foi despendido um trabalho !
Segundo essa capciosa teoria um corinthiano não paga 200 reais pela camisa 9 do Corinthians porque nela está o nome do Ronaldo... Marx nos diz para "abstrairmos" esse "valor de uso", façamos "evaporar" esse valor de uso... e acreditamos, tais como imbecis, que o corinthiano apenas pague 200 reais pela camiseta porque nela foi gasto um trabalho !
Porém, essa trapaça ideológica engana apenas a tolos... ela jamais vai demonstrar de forma fundamentada por que um quilo de picanha tem valor bem maior que um quilo de alcatra, sabendo-se que o trabalho gasto para produzir ambas mercadorias foi o mesmo !?
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Eis ai a obra prima da trapaça literária !
Ciência para tolos.
"Dialeticamente" Marx retira o "valor de uso" das mercadorias como se as pessoas adquirissem mercadorias apenas porque nelas foi despendido um trabalho !
Segundo essa capciosa teoria um corinthiano não paga 200 reais pela camisa 9 do Corinthians porque nela está o nome do Ronaldo... Marx nos diz para "abstrairmos" esse "valor de uso", façamos "evaporar" esse valor de uso... e acreditamos, tais como imbecis, que o corinthiano apenas pague 200 reais pela camiseta porque nela foi gasto um trabalho !
Porém, essa trapaça ideológica engana apenas a tolos... ela jamais vai demonstrar de forma fundamentada por que um quilo de picanha tem valor bem maior que um quilo de alcatra, sabendo-se que o trabalho gasto para produzir ambas mercadorias foi o mesmo !?
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José Rodrigo
"Meu professor de Direitos Humanos disse que Marx foi importante para a formulação dos Direitos Fundamentais, devido suas criticas a exploração do trabalhador. Foi importante como? Era um cara rancoroso e vingativo, que se achava dono da verdade e não aceitava opositores. Além de VAGABUNDO, que nunca realmente trabalhou pra poder criticar algo."
Esse professor é só mais um cabeça fraca que doi vítima da doutrinação e lavagem cerebral q sofreu na universidade.
Esse professor está doente.
Dizer isso é uma ofensa a memória daqueles que defenderam os direitos da pessoa no mundo.
E o que vc disse acima, é a mais pura verdade !
Um vagabundo imoral, pai desmaturado, jamais teve o direito de fazer críticas morais a ninguém.
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José Rodrigo
"Meu professor de Direitos Humanos disse que Marx foi importante para a formulação dos Direitos Fundamentais, devido suas criticas a exploração do trabalhador. Foi importante como? Era um cara rancoroso e vingativo, que se achava dono da verdade e não aceitava opositores. Além de VAGABUNDO, que nunca realmente trabalhou pra poder criticar algo."
Esse professor é só mais um cabeça fraca que doi vítima da doutrinação e lavagem cerebral q sofreu na universidade.
Esse professor está doente.
Dizer isso é uma ofensa a memória daqueles que defenderam os direitos da pessoa no mundo.
E o que vc disse acima, é a mais pura verdade !
Um vagabundo imoral, pai desmaturado, jamais teve o direito de fazer críticas morais a ninguém.
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Ax
"sobre a teoria do valor-trabalho, acho que ele possivelmente está correto."
Se estivesse correto um quilo de picanha teria o mesmo valor que um quilo de alcatra.
Já que o trabalho do açougueiro é o mesmo para preparar as duas carnes.
Essa é uma coisa óbvia...
E é essa coisa óbvia que o tópico demonstra.
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Ax
"sobre a teoria do valor-trabalho, acho que ele possivelmente está correto."
Se estivesse correto um quilo de picanha teria o mesmo valor que um quilo de alcatra.
Já que o trabalho do açougueiro é o mesmo para preparar as duas carnes.
Essa é uma coisa óbvia...
E é essa coisa óbvia que o tópico demonstra.
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Ax
"marx tenta mostrar que explicar o valor das coisas somente com as antigas teorias, como por exemplo "valor-utilidade" não é suficiente."
Não, não é isso que ele tenta.
Isso Adam Smith e David Ricardo já haviam falado, a teoria é deles e não de Marx.
O que Marx tenta fazer é provar que isso é verdade.
Ele precisava dessa "prova" para uma outra coisa que ele tinha em mente, a mais-valia, esta sim a "prova" MARXISTA da exploração do trabalhador.
E para chegar a esse resultado já predeterminado de antemão, Marx usa da trapaça da "abstração" que mencionei.
A trapaça marxista é o que Von Mises disse sobre ela, é como alguém q queira tirar uma bola preta de dentro de uma sacola com outras 10 bolas em um sorteio, e para isso coloca 10 bolas pretas dentro da sacola.
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Ax
"marx tenta mostrar que explicar o valor das coisas somente com as antigas teorias, como por exemplo "valor-utilidade" não é suficiente."
Não, não é isso que ele tenta.
Isso Adam Smith e David Ricardo já haviam falado, a teoria é deles e não de Marx.
O que Marx tenta fazer é provar que isso é verdade.
Ele precisava dessa "prova" para uma outra coisa que ele tinha em mente, a mais-valia, esta sim a "prova" MARXISTA da exploração do trabalhador.
E para chegar a esse resultado já predeterminado de antemão, Marx usa da trapaça da "abstração" que mencionei.
A trapaça marxista é o que Von Mises disse sobre ela, é como alguém q queira tirar uma bola preta de dentro de uma sacola com outras 10 bolas em um sorteio, e para isso coloca 10 bolas pretas dentro da sacola.
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a a -
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Ax
"toda mercadoria só tem valor se for útil a alguém, porém a utilidade é subjetiva, tornando impossível uma comparação quantitativa, diria marx."
Exatamente, por isso que a teoria de que todo valor depende do trabalho não tem o menor fundamento
Não importa se alguém despendeu um grande trabalho para fazer um enfeite de mesa, se ninguém gostar dele ele não vai ter valor nenhum...
E depois dessa ...
não sei pq deveríamos continuar a conversa !
rsrsrs
Mas, continuemos...
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Ax
"toda mercadoria só tem valor se for útil a alguém, porém a utilidade é subjetiva, tornando impossível uma comparação quantitativa, diria marx."
Exatamente, por isso que a teoria de que todo valor depende do trabalho não tem o menor fundamento
Não importa se alguém despendeu um grande trabalho para fazer um enfeite de mesa, se ninguém gostar dele ele não vai ter valor nenhum...
E depois dessa ...
não sei pq deveríamos continuar a conversa !
rsrsrs
Mas, continuemos...
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Ax
"sem falar do fetichismo para com as mercadorias e a escassez, que também dão um valor maior aos produtos."
Não podemos deixar de falar no fetichismo !
Ele é uma das coisas mais importantes da humanidade !
Os seres humanos gostarem de adornos e enfeites no corpo é algo que vem da pré-história, a razão sexual disso é fundamental em tudo, e claro, é fundamental no valor das coisas.
Exato, o valor das coisas depende da escassez !
Mas, então, como Marx pode ter alguma razão ?!
Se Marx disse que o valor das coisas depende unicamente do trabalho ?
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Ax
"sem falar do fetichismo para com as mercadorias e a escassez, que também dão um valor maior aos produtos."
Não podemos deixar de falar no fetichismo !
Ele é uma das coisas mais importantes da humanidade !
Os seres humanos gostarem de adornos e enfeites no corpo é algo que vem da pré-história, a razão sexual disso é fundamental em tudo, e claro, é fundamental no valor das coisas.
Exato, o valor das coisas depende da escassez !
Mas, então, como Marx pode ter alguma razão ?!
Se Marx disse que o valor das coisas depende unicamente do trabalho ?
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a a -
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Ax
"você dá o exemplo de "camisetas de futebol". só que no tempo de marx, sequer existiam MARCAS, ao ponto de uma pessoa pagar 10x mais um produto porque é de uma marca X e não Y."
sem comentários...
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Ax
"você dá o exemplo de "camisetas de futebol". só que no tempo de marx, sequer existiam MARCAS, ao ponto de uma pessoa pagar 10x mais um produto porque é de uma marca X e não Y."
sem comentários...
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Ax
"você também fala de pérolas e café.
mas esquece que as coisas naturais não agregam valor por dois motivos:
1-precisam ser transformadas
2-fazem seu trabalho gratuitamente, embora se pague pelo acesso às terras mais férteis ou mais próximas"
As coisas naturais não agregam valor...
Uma área de terra onde não exista nenhum trabalho aplicado, pelo simples fato de ela existir, tem valor.
10 hectares de terra no MTS, no meio do Pantanal, sem nunca ter tido nenhum trabalho, tem um valor a ser pago por quem queira comprá-lo, mesmo que seja a título de investimento.
É uma coisa comum pessoas comprarem áreas de terras onde no futuro serão feitos loteamentos, compram por X e dai 20 anos vendem por 10X sem terem despendido nenhum trabalho.
Uma área de terras em MG, onde existam fontes de água mineral, tem valor diferenciado apenas pq existe.
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Ax
"você também fala de pérolas e café.
mas esquece que as coisas naturais não agregam valor por dois motivos:
1-precisam ser transformadas
2-fazem seu trabalho gratuitamente, embora se pague pelo acesso às terras mais férteis ou mais próximas"
As coisas naturais não agregam valor...
Uma área de terra onde não exista nenhum trabalho aplicado, pelo simples fato de ela existir, tem valor.
10 hectares de terra no MTS, no meio do Pantanal, sem nunca ter tido nenhum trabalho, tem um valor a ser pago por quem queira comprá-lo, mesmo que seja a título de investimento.
É uma coisa comum pessoas comprarem áreas de terras onde no futuro serão feitos loteamentos, compram por X e dai 20 anos vendem por 10X sem terem despendido nenhum trabalho.
Uma área de terras em MG, onde existam fontes de água mineral, tem valor diferenciado apenas pq existe.
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Ax
"você também fala de pérolas e café.
mas esquece que as coisas naturais não agregam valor por dois motivos:
1-precisam ser transformadas
2-fazem seu trabalho gratuitamente, embora se pague pelo acesso às terras mais férteis ou mais próximas"
Uma outra resposta para essa mesma colocação...
Gostaria que vc fizesse um esforço para entender o q está sendo dito...
Duas pérolas, uma negra e outra clara.
O trabalho para transformá-las, como vc mencionou, vai ser o mesmo.
Mas, o valor da pérola negra vai ser maior...
É isso que foi dito.
É claro que se sabe q elas vão ter q ser transformadas !
O que vc está ignorando é o principal do argumento !
Que apesar do trabalho de transformação ser o mesmo, o valor vai ser diferente.
O que prova que o valor não depende do trabalho, cqd.
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Ax
"você também fala de pérolas e café.
mas esquece que as coisas naturais não agregam valor por dois motivos:
1-precisam ser transformadas
2-fazem seu trabalho gratuitamente, embora se pague pelo acesso às terras mais férteis ou mais próximas"
Uma outra resposta para essa mesma colocação...
Gostaria que vc fizesse um esforço para entender o q está sendo dito...
Duas pérolas, uma negra e outra clara.
O trabalho para transformá-las, como vc mencionou, vai ser o mesmo.
Mas, o valor da pérola negra vai ser maior...
É isso que foi dito.
É claro que se sabe q elas vão ter q ser transformadas !
O que vc está ignorando é o principal do argumento !
Que apesar do trabalho de transformação ser o mesmo, o valor vai ser diferente.
O que prova que o valor não depende do trabalho, cqd.
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Ax
'no caso do café, não há valor no café antes de todo o trabalho feito pelo plantio, colheita e transformação.
no das pérolas, antes de todo o trabalho de criação de ostras e também por conta da ESCASSEZ DAS PÉROLAS."
sem falar que nos dois entra o tal do "fetichismo" também.
por que o café do tipo 8 é superior ao do tipo 2 ? quem convencionou assim ?
por que alguém acha que pagar 1000 reais em um colar de pérolas é um bom negócio ?"
Isso tudo prova que o valor - não depende do trabalho.
cqd.
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Ax
'no caso do café, não há valor no café antes de todo o trabalho feito pelo plantio, colheita e transformação.
no das pérolas, antes de todo o trabalho de criação de ostras e também por conta da ESCASSEZ DAS PÉROLAS."
sem falar que nos dois entra o tal do "fetichismo" também.
por que o café do tipo 8 é superior ao do tipo 2 ? quem convencionou assim ?
por que alguém acha que pagar 1000 reais em um colar de pérolas é um bom negócio ?"
Isso tudo prova que o valor - não depende do trabalho.
cqd.
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Ax
'talvez marx não seja de tooooodo errado. em alguns pontos pode ser que haja algo de interessante a se tirar."
Mesmo que Marx tivesse sido honesto em sua teoria e não tivesse trapaceado e mentido, muito antes dele outros homens já haviam feito teorias para dizer que o trabalhador é explorado...
Todos os socialistas antes de Marx disseram isso !
Proudhon disse isso antes de Marx, alias, Marx o plagiou.
A teoria da exploração socialista não é de Marx.
Marx apenas criou um slogan para ser gritado, a "mais-valia".
Dizer que os humanos exploram o trabalho humano e fazer disso uma "descoberta" é uma tolice.
Ou será que os babilônios, egípcios, gregos, que mantinham escravos a milhares de anos atrás já não sabiam disso ?
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Ax
'talvez marx não seja de tooooodo errado. em alguns pontos pode ser que haja algo de interessante a se tirar."
Mesmo que Marx tivesse sido honesto em sua teoria e não tivesse trapaceado e mentido, muito antes dele outros homens já haviam feito teorias para dizer que o trabalhador é explorado...
Todos os socialistas antes de Marx disseram isso !
Proudhon disse isso antes de Marx, alias, Marx o plagiou.
A teoria da exploração socialista não é de Marx.
Marx apenas criou um slogan para ser gritado, a "mais-valia".
Dizer que os humanos exploram o trabalho humano e fazer disso uma "descoberta" é uma tolice.
Ou será que os babilônios, egípcios, gregos, que mantinham escravos a milhares de anos atrás já não sabiam disso ?
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a a -
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Ax
"as pessoas atribuem um valor maior à picanha por dois motivos óbvios:
é escassa (veja quantos kgs (se é que dá 1kg) a quatidade de picanha que se tira de um boi abatido) e por algum motivo subjetivo acham que valem mais (talvez por ser mais macia, ou sei lá)."
Quem aprecia picanha (pelo menos os q eu conheço), não a aprecia pq ela é supostamente escassa, aprecia por causa do sabor diferenciado.
Evidentemente, eu ter citado a picanha foi só um exemplo.
Eu poderia ter citado coxão mole (mais caro) e coxão duro (mais barato).
Ou poderia ter citado acém e costela.
Ou poderia ter citado peito de frango e asa de frango, como vc deve saber o peito de frango tem valor (e peso) maior que asa...
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Ax
"as pessoas atribuem um valor maior à picanha por dois motivos óbvios:
é escassa (veja quantos kgs (se é que dá 1kg) a quatidade de picanha que se tira de um boi abatido) e por algum motivo subjetivo acham que valem mais (talvez por ser mais macia, ou sei lá)."
Quem aprecia picanha (pelo menos os q eu conheço), não a aprecia pq ela é supostamente escassa, aprecia por causa do sabor diferenciado.
Evidentemente, eu ter citado a picanha foi só um exemplo.
Eu poderia ter citado coxão mole (mais caro) e coxão duro (mais barato).
Ou poderia ter citado acém e costela.
Ou poderia ter citado peito de frango e asa de frango, como vc deve saber o peito de frango tem valor (e peso) maior que asa...
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a a -
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Ax
"claro que o trabalho é o mesmo, mas alguns produtos explicar pela teoria de valor-trabalho o porquê de seus preços serem mais caros não é suficiente."
"Alguns produtos" de forma alguma, existe uma infinidade de produtos culo valor não é explicado por essa "teoria".
Na verdade, nenhum é explicado por ela, pq em todos os produtos sempre existirá o valor corresponde ao imposto, e em muitos, como no cigarro, é determinante no valor, o q não foi considerado por Marx.
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Ax
"claro que o trabalho é o mesmo, mas alguns produtos explicar pela teoria de valor-trabalho o porquê de seus preços serem mais caros não é suficiente."
"Alguns produtos" de forma alguma, existe uma infinidade de produtos culo valor não é explicado por essa "teoria".
Na verdade, nenhum é explicado por ela, pq em todos os produtos sempre existirá o valor corresponde ao imposto, e em muitos, como no cigarro, é determinante no valor, o q não foi considerado por Marx.
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a a -
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Ax
"a teoria valor-trabalho só leva em conta mercadorias REPRODUZÍVEIS, e parece que voce está esquecendo disso."
Eu não estou esquecendo, é vc que não está prestando atenção no texto.
Vou reproduzir o q eu escrevi:
"Como Marx consegue, nas primeiras páginas de O Capital, passar essa mentira adiante para os crentes ?
Ele consegue essa mágica fazendo "abstração".
Marx sai a procura do "fator comum" que supostamente existe no valor, que ele com certeza já sabia qual era (o trabalho).
E qual é o método "dialético" que ele vai usar ?
O "método" é ir eliminando da analise tudo que não se adeque ao seu propósito... por exemplo o carvão, que existe no solo sem trabalho algum ...
ah ! esta mercadoria está fora da análise !
Vamos abstrai-la !
Pluft !
Sumiu o carvão da face da terra marxista !
Ouro, prata, água, sal, tudo o mais que existe na natureza, Marx retira da sua análise, "abstrai", e assim vai retirando tudo que não dependa unicamente do trabalho !
Eureka !
Sobraram apenas mercadorias cujo valor, supostamente, dependem apenas do trabalho, uma meia dúzia delas talvez...
Certamente nosso "economista dialético" não se lembrou que EM TODAS as mercadorias existe um outro "fator comum", que influi diretamente no preço da mercadoria - o imposto que o governo cobra !
E assim, depois de eliminar (abstrair) milhares de mercadorias cujo valor independem do trabalho humano, Marx conclui sua "obra prima" !
- Todo valor provém do trabalho !"
ESTA BEM CLARO no texto que é sabido que Marx eliminou MILHARES de mercadorias para poder chegar a dizer a sua conclusão.
O que reduz sua teoria a uma merda sem precedentes !
Como alguém pode querer fazer uma teoria que se aplique - E CONDENE - a toda a sociedade eliminando a maior parte dos ingredientes nela envolvidos ?
.
Eu gostaria Ax, se possível, que vc desse exemplos do que são "mercadorias REPRODUZÍVEIS" ... fiquei curioso !
rsrsrs
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Ax
"a teoria valor-trabalho só leva em conta mercadorias REPRODUZÍVEIS, e parece que voce está esquecendo disso."
Eu não estou esquecendo, é vc que não está prestando atenção no texto.
Vou reproduzir o q eu escrevi:
"Como Marx consegue, nas primeiras páginas de O Capital, passar essa mentira adiante para os crentes ?
Ele consegue essa mágica fazendo "abstração".
Marx sai a procura do "fator comum" que supostamente existe no valor, que ele com certeza já sabia qual era (o trabalho).
E qual é o método "dialético" que ele vai usar ?
O "método" é ir eliminando da analise tudo que não se adeque ao seu propósito... por exemplo o carvão, que existe no solo sem trabalho algum ...
ah ! esta mercadoria está fora da análise !
Vamos abstrai-la !
Pluft !
Sumiu o carvão da face da terra marxista !
Ouro, prata, água, sal, tudo o mais que existe na natureza, Marx retira da sua análise, "abstrai", e assim vai retirando tudo que não dependa unicamente do trabalho !
Eureka !
Sobraram apenas mercadorias cujo valor, supostamente, dependem apenas do trabalho, uma meia dúzia delas talvez...
Certamente nosso "economista dialético" não se lembrou que EM TODAS as mercadorias existe um outro "fator comum", que influi diretamente no preço da mercadoria - o imposto que o governo cobra !
E assim, depois de eliminar (abstrair) milhares de mercadorias cujo valor independem do trabalho humano, Marx conclui sua "obra prima" !
- Todo valor provém do trabalho !"
ESTA BEM CLARO no texto que é sabido que Marx eliminou MILHARES de mercadorias para poder chegar a dizer a sua conclusão.
O que reduz sua teoria a uma merda sem precedentes !
Como alguém pode querer fazer uma teoria que se aplique - E CONDENE - a toda a sociedade eliminando a maior parte dos ingredientes nela envolvidos ?
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Eu gostaria Ax, se possível, que vc desse exemplos do que são "mercadorias REPRODUZÍVEIS" ... fiquei curioso !
rsrsrs
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a a -
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José Octavio
Bem lembrado.
Sem dúvida, já existiam marcas em 1850.
O revolver "Colt" (marca) era famoso já antes disso na Inglaterra e no EUA.
O vinho "do Porto" tinha marca é claro, e a chanpagne francesa tb tinha.
Os tecidos e tudo o mais levavam a marca de seus fabricantes, já a 50 anos, desde 1800, a economia era uma economia de mercado, o Liberalismo.
Mas, no caso do meu exemplo, a camiseta do Jabaquara e do Corinthians, so para esclarecer, não tem a ver com marca, tem a ver com a paixão do torcedor pelo time.
O valor da camiseta depende do tamanho da paixão do torcedor e não do trabalho para fazer a camiseta !
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José Octavio
Bem lembrado.
Sem dúvida, já existiam marcas em 1850.
O revolver "Colt" (marca) era famoso já antes disso na Inglaterra e no EUA.
O vinho "do Porto" tinha marca é claro, e a chanpagne francesa tb tinha.
Os tecidos e tudo o mais levavam a marca de seus fabricantes, já a 50 anos, desde 1800, a economia era uma economia de mercado, o Liberalismo.
Mas, no caso do meu exemplo, a camiseta do Jabaquara e do Corinthians, so para esclarecer, não tem a ver com marca, tem a ver com a paixão do torcedor pelo time.
O valor da camiseta depende do tamanho da paixão do torcedor e não do trabalho para fazer a camiseta !
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a a -
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Existe um comportamento interessante
entre admiradores do marxismo...
qdo eles colocam palavras para defender Marx.
Qdo contestados, e na maioria das vezes,
refutados, mesmo que seja de forma educada
e coerente, tais pessoas saem da comunidade.
Foi o que aconteceu com o Ax.
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Existe um comportamento interessante
entre admiradores do marxismo...
qdo eles colocam palavras para defender Marx.
Qdo contestados, e na maioria das vezes,
refutados, mesmo que seja de forma educada
e coerente, tais pessoas saem da comunidade.
Foi o que aconteceu com o Ax.
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a a -
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VALOR
Tanto para os clássicos Smith e Ricardo, como para Marx que os copiou, o valor é dividido em dois tipos:
“valor de uso” e “valor de troca”:
Valor de uso.
É caracterizado pela utilidade da mercadoria para o ser humano.
O valor de uso tem relação com qualidade/utilidade da mercadoria.
Valor de troca
É determinado no instante da troca de mercadorias no mercado.
O valor de troca tem relação com quantidade.
Ou seja, "valor de troca" = valor monetário no mercado = preço da mercadoria no mercado.
Baseado nisso Marx escreveu o seguinte em O Capital:
"Como valores de uso, as mercadorias representam, acima de tudo, diferentes qualidades, como os valores de troca só diferem pela quantidade: não possuem portanto, qualquer valor de uso.
Porém, se prescindirmos (abstrair, não levar em conta) do valor de uso das mercadorias elas só conservam uma qualidade: a de serem produto do trabalho."
Karl Marx, “O Capital, Vol. I", 1867.
Marx "prescindiu" do "valor de uso", ou seja, o retirou da análise, e ficou apenas com o "valor de troca".
E ai concluiu que desta forma, as mercadorias:
"só conservam uma qualidade: a de serem produto do trabalho."
"valor de troca" = provém do trabalho
E sendo o "valor de troca" o valor monetário pago pela mercadoria no mercado, ou seja, o preço da mercadoria, e se segundo Marx, tal valor é em função do trabalho, como se explica através dessa concepção, o VALOR DE TROCA de um quilo de alcatra ser diferente do VALOR DE TROCA de um quilo de coxão duro se o "trabalho socialmente necessário na produção" de ambas as carnes é igual ?
Marxistas JAMAIS responderão a essa pergunta !
É como disse Eugen Von Böhm-Bawerk no seu livro que refuta a "teoria da exploração" socialista:
"O fato, porém, de que o vinho do Reno em geral custa dez vezes mais que o da colônia é uma prova eloqüente de que a vida refuta o teorema de Rodbertus." !
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VALOR
Tanto para os clássicos Smith e Ricardo, como para Marx que os copiou, o valor é dividido em dois tipos:
“valor de uso” e “valor de troca”:
Valor de uso.
É caracterizado pela utilidade da mercadoria para o ser humano.
O valor de uso tem relação com qualidade/utilidade da mercadoria.
Valor de troca
É determinado no instante da troca de mercadorias no mercado.
O valor de troca tem relação com quantidade.
Ou seja, "valor de troca" = valor monetário no mercado = preço da mercadoria no mercado.
Baseado nisso Marx escreveu o seguinte em O Capital:
"Como valores de uso, as mercadorias representam, acima de tudo, diferentes qualidades, como os valores de troca só diferem pela quantidade: não possuem portanto, qualquer valor de uso.
Porém, se prescindirmos (abstrair, não levar em conta) do valor de uso das mercadorias elas só conservam uma qualidade: a de serem produto do trabalho."
Karl Marx, “O Capital, Vol. I", 1867.
Marx "prescindiu" do "valor de uso", ou seja, o retirou da análise, e ficou apenas com o "valor de troca".
E ai concluiu que desta forma, as mercadorias:
"só conservam uma qualidade: a de serem produto do trabalho."
"valor de troca" = provém do trabalho
E sendo o "valor de troca" o valor monetário pago pela mercadoria no mercado, ou seja, o preço da mercadoria, e se segundo Marx, tal valor é em função do trabalho, como se explica através dessa concepção, o VALOR DE TROCA de um quilo de alcatra ser diferente do VALOR DE TROCA de um quilo de coxão duro se o "trabalho socialmente necessário na produção" de ambas as carnes é igual ?
Marxistas JAMAIS responderão a essa pergunta !
É como disse Eugen Von Böhm-Bawerk no seu livro que refuta a "teoria da exploração" socialista:
"O fato, porém, de que o vinho do Reno em geral custa dez vezes mais que o da colônia é uma prova eloqüente de que a vida refuta o teorema de Rodbertus." !
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celio santos silva -
a utopia reina na filosofia marxista.
não existe isso !!
em 10mil anos de humanidade ,pra não ir mais além,o cenario não se alterou,ou seja,houve dominados e dominantes,patrão e empregado,cacique e indio , epor aí vai.
o homem é essencialmente movido a posses,desde tempos remotos.
e vcs sabem porque? existe uma palavra : EGO.
e essa pequena palavra é a grande chave meus caros.
foi isso q esse marx ,e seus seguidores não conseguiram destilar e incrementar.
adivinha porque??
não existe isso !!
em 10mil anos de humanidade ,pra não ir mais além,o cenario não se alterou,ou seja,houve dominados e dominantes,patrão e empregado,cacique e indio , epor aí vai.
o homem é essencialmente movido a posses,desde tempos remotos.
e vcs sabem porque? existe uma palavra : EGO.
e essa pequena palavra é a grande chave meus caros.
foi isso q esse marx ,e seus seguidores não conseguiram destilar e incrementar.
adivinha porque??
Diego Abreu -
Bem,
qualquer discurssão hoje, que gire em torno de valor de mercadoria e
seus motivos, não pode excluir do seu debate a questão da publicidade.
Já que a publicidade também é um produto (elaborada de maneira
estratégica pelos departamentos de marketing), cuja a função é de
primeiramente tornar algum produto/serviço/marca do conhecimento do
público, e posteriormente agregar alguma valor a ele se utilizando não
só de aspectos racionais (escassez, trabalho, beleza, qualidade) mas
também emotivos e lúdicos. Dessa forma, atribui ao produto um valor que
está além da sua utilidade ou função nata, no caso um lanche do
McDonalds vale mais que o do carrinho da sua esquina.
Portanto, vemos de maneira clara que o valor não está na relação de trabalho (apesar de fazer parte também), mas em todos aspectos que envolvem aquele produto.
O que me irrita nos marxistas é o fato de eles desconsiderarem tudo que não convém, falando de coisas hoje como se estivessemos no séc. XIX, deformando análises e fatos históricos
Portanto, vemos de maneira clara que o valor não está na relação de trabalho (apesar de fazer parte também), mas em todos aspectos que envolvem aquele produto.
O que me irrita nos marxistas é o fato de eles desconsiderarem tudo que não convém, falando de coisas hoje como se estivessemos no séc. XIX, deformando análises e fatos históricos
a a -
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Diego
"O que me irrita nos marxistas é o fato de eles desconsiderarem tudo que não convém, falando de coisas hoje como se estivessemos no séc. XIX, deformando análises e fatos históricos"
Nós não estamos, mas eles estão.
Eu nunca me esqueço que "marxistas" pertencem a uma "classe" de humanos, a uma classe doente.
Marxistas são tal e qual humanos mordidos pelo Drácula, retornam a Transilvânia e vivem em função do mestre antigo.
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Diego
"O que me irrita nos marxistas é o fato de eles desconsiderarem tudo que não convém, falando de coisas hoje como se estivessemos no séc. XIX, deformando análises e fatos históricos"
Nós não estamos, mas eles estão.
Eu nunca me esqueço que "marxistas" pertencem a uma "classe" de humanos, a uma classe doente.
Marxistas são tal e qual humanos mordidos pelo Drácula, retornam a Transilvânia e vivem em função do mestre antigo.
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Paulo R. C -
é como criar uma teoria sobre bananas, partindo do pressuposto que bananas não são bananas."
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li todos os posts desse topico..
e foi perfeito as colocaçoes sobre a teoria enganosa e fantasiosa de Marx..
mas esse frase acima copiada, reflete e resume com clareza, como é "duro"
debater com marxistas, tais como o mestre..
eles deformam e deturpam, qualquer realiadade...]]
apenas pelo simples fato, de acondicionaar suas mentiras mintomanas e historicas..
na verdade um bando de mintomanos, tentando explicar o inexplicavel...
isso com certeza, desgasta qualquer argumento mais solido e realistico!!
afinal, eles alteram até mesmo a natureza original de qualquer coisa..
na verdade eles são deuses então, que estão além de todos nós, pobres mortais!!!
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li todos os posts desse topico..
e foi perfeito as colocaçoes sobre a teoria enganosa e fantasiosa de Marx..
mas esse frase acima copiada, reflete e resume com clareza, como é "duro"
debater com marxistas, tais como o mestre..
eles deformam e deturpam, qualquer realiadade...]]
apenas pelo simples fato, de acondicionaar suas mentiras mintomanas e historicas..
na verdade um bando de mintomanos, tentando explicar o inexplicavel...
isso com certeza, desgasta qualquer argumento mais solido e realistico!!
afinal, eles alteram até mesmo a natureza original de qualquer coisa..
na verdade eles são deuses então, que estão além de todos nós, pobres mortais!!!
Rorschach fromKearny -
Eu
ainda digo que todo e qualquer "esquerdismo" nao passa de um serio
problema emocional!!! Quanto mais a esquerda maior e mais profundo e' o
problema. Nao conseguem aceitar que o mundo nao seja perfeito e utopico.
Estou comecando a ler um livro chamado "THE LIBERAL MIND" The
psychological causes for political madness". Tentei antes mas nao tinha
muito tempo.
a a -
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Acredito que daqui para frente aparecerão livros sobre esse assunto.
As mentes sensatas do mundo percebem nisso uma ameaça para a humanidade.
Eu fiz um estudo sobre esse tema - "As origens do socialismo e do liberalismo", a conclusão é que desde Platão começou a surgir um tipo humano idealista, que quer "mudar o mundo", quer dizer para as outras pessoas qual é a forma correta para elas viverem, e não adianta em nada argumentar com eles que isso é algo que vai contra a lógica e contra a natureza hmana, eles não ouvem, pq estão acometidos de um distúrbio de personalidade, é como foi dito acima um problema EMOCIONAL, o pensamento racional está distante do "pensamento revolucionário", eles agem movidos por uma anomalia genética q domina suas mentes.
Essa doença já se tornou um fenótipo, milhões já a possuem em seu DNA.
Gostar mais dos animais q de humanos, querer ser "puro" alimentando-se apenas de vegetais, pensar a todo instante na "desigualdade" e querer erradica-la, querer "salvar o planeta", achar que a água do planeta vai acabar, achar q humanos nascem bons e q a sociedade os corrompe, achar que todos os humanos são iguais, querer "todos juntos", querer "transformar o mundo", e muitas outras formas emocionais de encarar a vida, fazem parte dessa doença q acometeu grande parte da humanidade.
Demagogos e oportunistas já perceberam isso, até os bancos já estão fazendo propagandas "emocionais" para atingir esse tipo de pessoa (Itaú e Bradesco os q já ouvi, a propaganda mais parece uma poesia declamada de forma emocional...).
Essa anomalia surgiu com a civilização e a melhoria da qualidade de vida humana, antes os humanos tinham que lutar pela vida contra os demais animais, o maior valor era o heroísmo, hj não existe mais a necessidade de tais heróis, foram substituídos pelos "idealistas" que querem "mudar o mundo'.
Dentre muitos, o Greenpeace é o maior representante disso.
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Acredito que daqui para frente aparecerão livros sobre esse assunto.
As mentes sensatas do mundo percebem nisso uma ameaça para a humanidade.
Eu fiz um estudo sobre esse tema - "As origens do socialismo e do liberalismo", a conclusão é que desde Platão começou a surgir um tipo humano idealista, que quer "mudar o mundo", quer dizer para as outras pessoas qual é a forma correta para elas viverem, e não adianta em nada argumentar com eles que isso é algo que vai contra a lógica e contra a natureza hmana, eles não ouvem, pq estão acometidos de um distúrbio de personalidade, é como foi dito acima um problema EMOCIONAL, o pensamento racional está distante do "pensamento revolucionário", eles agem movidos por uma anomalia genética q domina suas mentes.
Essa doença já se tornou um fenótipo, milhões já a possuem em seu DNA.
Gostar mais dos animais q de humanos, querer ser "puro" alimentando-se apenas de vegetais, pensar a todo instante na "desigualdade" e querer erradica-la, querer "salvar o planeta", achar que a água do planeta vai acabar, achar q humanos nascem bons e q a sociedade os corrompe, achar que todos os humanos são iguais, querer "todos juntos", querer "transformar o mundo", e muitas outras formas emocionais de encarar a vida, fazem parte dessa doença q acometeu grande parte da humanidade.
Demagogos e oportunistas já perceberam isso, até os bancos já estão fazendo propagandas "emocionais" para atingir esse tipo de pessoa (Itaú e Bradesco os q já ouvi, a propaganda mais parece uma poesia declamada de forma emocional...).
Essa anomalia surgiu com a civilização e a melhoria da qualidade de vida humana, antes os humanos tinham que lutar pela vida contra os demais animais, o maior valor era o heroísmo, hj não existe mais a necessidade de tais heróis, foram substituídos pelos "idealistas" que querem "mudar o mundo'.
Dentre muitos, o Greenpeace é o maior representante disso.
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Eric Fernando -
alguns lugares la na europa ja veem a doutrina do politicamente correto como uma ameaça!!!
Arnaldo Arnolde -
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Vc tá numa "viagem" não é cara?
Tá certo...
Vamos esperar vc retornar para vermos se vc consegue escrever algo que tenha sentido...
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kleber Do Nascimento -
Sabe, Arnaldo, sinto falta desse pessoal que promete voltar e não volta!
Arnaldo Arnolde -
.Acho q entendo teu sentimento Kleber.
Seria uma forma de ver se a pessoa conseguiu sair da dominação ideológica....
Eu, sinceramente, acho difícil, a pessoa pode até ter ficado menos radical, mas, é muito difícil se libertar disso, pois isso se torna um "valor' pessoal.
Tirando os alunos q aqui vieram motivados por alguma questão posta em sala de aula, eu só gostaria q um membro retornasse para debater, foi o único marxista (acho eu q era, pode até não ser, ser apenas um estudante sob influência marxista) que argumentou de forma fundamentada aqui na comunidade, o tópico foi o da carta de Marx ao crítico russo comentando o livro de Proudhon e a escravidão no EUA.
No tópico eu havia iniciado o texto sem colocar a frase inicial de Marx "Vou mostrar a dialética de Proudhon"..... o rapaz se apegou nisso e me acusou de manipulação.
De certa forma, apesar de eu não ter tido nenhuma intenção de manipular, ele tinha razão, afinal, Marx tinha dito q o q ele ia dizer era Proudhon q tinha dito!
Começamos a argumentar, foram vários postes, sem q o rapaz partisse para as costumeiras ofensas, ao final, consegui mostrar a ele q Proudhon jamais havia dito em seu livro o q Marx dizia, q tudo aquilo vinha unicamente ca cabeça de Marx, a "dialética" era de Marx e não de Proudhon, o rapaz até concordou com isso, mas, não sei se ele realmente entendeu a profundidade da maledicência de Marx contra Proudhon....
Depois disso eu refiz o tópico e no blog tb e coloquei a frase inicial, q nada muda no contexto das alegações de Marx.
Mas, este tb nunca mais voltou....
Talvez não tenha encontrado mais nenhuma imprecisão para q pudesse pegar no meu pé rsrs
Abraço.
.
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