quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A trapaça "dialética" de Marx

A trapaça "dialética" de Marx
Arnaldo Arnolde -
.

Acho q entendo teu sentimento Kleber.
Seria uma forma de ver se a pessoa conseguiu sair da dominação ideológica....
Eu, sinceramente, acho difícil, a pessoa pode até ter ficado menos radical, mas, é muito difícil se libertar disso, pois isso se torna um "valor' pessoal.

Tirando os alunos q aqui vieram motivados por alguma questão posta em sala de aula, eu só gostaria q um membro retornasse para debater, foi o único marxista (acho eu q era, pode até não ser, ser apenas um estudante sob influência marxista) que argumentou de forma fundamentada aqui na comunidade, o tópico foi o da carta de Marx ao crítico russo comentando o livro de Proudhon e a escravidão no EUA.
No tópico eu havia iniciado o texto sem colocar a frase inicial de Marx "Vou mostrar a dialética de Proudhon"..... o rapaz se apegou nisso e me acusou de manipulação.

De certa forma, apesar de eu não ter tido nenhuma intenção de manipular, ele tinha razão, afinal, Marx tinha dito q o q ele ia dizer era Proudhon q tinha dito!

Começamos a argumentar, foram vários postes, sem q o rapaz partisse para as costumeiras ofensas, ao final, consegui mostrar a ele q Proudhon jamais havia dito em seu livro o q Marx dizia, q tudo aquilo vinha unicamente ca cabeça de Marx, a "dialética" era de Marx e não de Proudhon, o rapaz até concordou com isso, mas, não sei se ele realmente entendeu a profundidade da maledicência de Marx contra Proudhon....

Depois disso eu refiz o tópico e no blog tb e coloquei a frase inicial, q nada muda no contexto das alegações de Marx.

Mas, este tb nunca mais voltou....
Talvez não tenha encontrado mais nenhuma imprecisão para q pudesse pegar no meu pé rsrs

Abraço.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário