quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Colônia de “exploração” e colônia de “povoamento”

primeira < anterior 1 de 6 próxima > última
a a - 16/05/2009
Colônia de “exploração” e colônia de “povoamento”
.

Quando se argumenta com marxistas, que da mesma forma que o Brasil e demais países da América Latina foram colônias e que o EUA também foi colônia, os marxistas vem com uma alegação que demonstra todo o seu desconhecimento de História.

Dizem eles que o Brasil e demais países latinos são pobres porque foram “colônias de exploração” da Espanha e Portugal ... e que o EUA foi “colônia de povoamento” da Inglaterra.
É claro que quando se trata de países da África que foram protetorados da Inglaterra por algumas décadas ... os marxistas já não dizem mais isso !
Ai eles dizem que tais países africanos são pobres porque a Inglaterra os explorou !

Essa alegação no mínimo entra em contradição com uma outra alegação deles próprios de que a pobreza do Brasil e dos países latinos é por causa do capitalismo...
Afinal, a pobreza latina é por que foram “colônias de exploração” ou foi causada pelo capitalismo ?

É bom lembrar que Portugal e Espanha foram metrópoles coloniais mais jamais foram países industriais capitalistas.

Mas, o que nos interessa demonstrar é que o EUA também foi uma “colônia de exploração” igual os latinos, a Inglaterra não tinha colônias para simplesmente povoá-las, tinha colônias para explorá-las.
A má fé e o desconhecimento de História da América e do EUA leva os marxistas atuais a fazerem essa alegação sem fundamento.

Dos atuais 50 estados norte-americanos, 33 deles foram – colônias da Espanha por séculos - Florida, Texas, California, estados norte-americanos que são das regiões mais ricas do mundo atual – foram colônias da Espanha por séculos !
Apenas após a independência americana é que tais estados foram agregados ao EUA !

cont...

.
a a - 16/05/2009
.

Se a alegação marxista tivesse algum fundamento tais estados deveriam ser iguais aos demais países latinos, afinal, por 300 anos foram “colônias de exploração” da Espanha” tal como o México foi !
A California, deveria ser igual ao México !
A California foi uma das regiões mais exploradas pela Espanha colonial !

Pela alegação marxista, uma nação que foi colônia de Portugal ou Espanha está condenada a ser pobre para sempre, devido a exploração que sofreu até 200 anos atrás !
Então, a California não deveria ser a mais rica região do mundo !
Deveria ser tão pobre como os estados do norte do México !

Infelizmente para os marxistas a California, apesar de ter sido “colônia de exploração” da Espanha por 300 anos, é rica e culta, e este fato refuta a alegação deles.

.

O EUA quando da independência em 1776 era uma faixa de terra litorânea ao Oceano Atlântico da América do Norte (AN), uma faixa de terra que ia do noroeste da AN até o sul nos limites da Florida mexicana.
Nestas terras estavam as Treze Colônias inglesas na AN, que correspondem a uma pequena parte do EUA atual, em torno de 20% do EUA atual.

cont...

.
a a - 16/05/2009
.


Tais colônias eram as seguintes:

Colônias na Nova Inglaterra (4):

New Hampshire,
Massachusetts (atuais estados de Massachusetts e Maine),
Rhode Island,
Connecticut.

Colônias Centrais (4):

Nova Iorque (atuais estados de Nova Iorque e Vermont),
Nova Jérsei,
Pensilvânia,
Delaware.

Colônias do Sul (5):

Maryland,
Virgínia “(atuais estados da Virgínia e Kentucky),
Carolina do Norte (atuais estados da Carolina do Norte e Tennessee),
Carolina do Sul,
Geórgia.

Os habitantes dessas treze colônias inglesas, embora tivessem a mesma origem étnica, não possuíam uma identidade nacional norte-americana !
O sentimento nacionalista norte-americano só iria surgir tempos depois da independência, quando da guerra de 1812 contra a Inglaterra e de forma mais acentuada com a Guerra da Secessão americana.

A Inglaterra mandou para as suas colônias na América, em maior número para a sua colônia da Georgia, bandidos condenados na Inglaterra, ou seja, o EUA, tal qual a Austrália, serviu de colônia penal para a Inglaterra, para onde eram enviados bandidos que o reino queria ficar livre deles.

Ou seja, a Inglaterra não tinha suas colônias como "colônias de povoamento", neste aspecto também, podemos acrescentar para reforçar este fato que, em vez de colonos a Inglaterra, tal qual Portugal e Espanha, escolheu para trabalhar nas colônias da América, o escravo negro africano.
Então, o "povoamento" feito pela Inglaterra na suas 13 colônias da AN foi feito majoritariamente por bandidos e escravos negros.

cont...

.
a a - 16/05/2009
.


A Guerra da Independência do EUA foi justamente devido aos altos impostos que a Inglaterra cobrava de suas colônias, o que levou a revolta dos norte-americanos contra a metrópole.

A população das Treze Colônias quando da independência americana era de apenas 2,4 milhões de pessoas, sendo que grande parte deles eram de escravos africanos e índios.

Entre 1609 quando iniciou-se o trafico de escravos para as colônias do sul, até a independência, foram para o EUA em torno de 500 mil africanos.

Com isso constatamos que o grande país que existe na AN atual, quando da sua independência em 1776 não era nem sombra do que é hoje, era uma nação sem identidade nacional, escravocrata (no sul) e com limitadas capacidades econômicas e territoriais.

Depois da independência é que o governo norte-americano passou a incentivar o povoamento e a expansão territorial, tal expansão e progresso se devem – exclusivamente – a ação do governo norte-americano e não de uma suposta “colônia de povoamento”.

O povoamento do EUA foi feito com o incentivo – pelo governo norte-americano - da imigração para o EUA de europeus.
A partir de 1830 foram para o EUA milhões de imigrantes europeus e isso mudou para sempre a configuração do povo norte-americano !
Os europeus foram “para a América”, foram para lá realizar o “sonho americano”.
Já por volta de 1840 a quantidade de ingleses foi superada por imigrantes irlandeses e alemães.

cont...

.
a a - 28/07/2009
.

Os números de imigrantes para o EUA são os seguintes a partir de 1830:

5,4 milhões de italianos
5 milhões de alemães,
4,4 milhões de irlandeses,
3,6 milhões de ingleses,
2 milhões de poloneses,
2 milhões de judeus europeus,
1,5 milhões de escandinavos,
1 milhão franceses.
1 milhão de asiáticos.

Ou seja, mais de 25 milhões de imigrantes foram para o EUA !

Este foi o povoamento do EUA.
Feito após a independência com o incentivo do governo norte-americano.

A grande motivação para essa enorme imigração foi a distribuição de terras para os colonos, o governo do EUA deu posse de milhões de lotes de terra para os colonos europeus, uma reforma agraria feita no século XIX.
Esta democratização da propriedade privada foi um dos alicerces do progresso do EUA.
Isto foi acompanhado da expansão territorial em direção ao Pacífico que tornou o EUA um país continental 5 vezes maior do que era quando da independência.

Tais fatos históricos o “materialismo histórico” marxista, dominante nas escolas brasileiras, não ensina para os alunos.
Os alunos desconhecem a história real, lhes é ensinado apenas a “luta de classes”, tudo é “luta de classes” para o “materialismo histórico” !
Desta forma, muito jovens são presas fáceis para as mentiras inventadas pelo marxismo, e acreditam que o EUA é uma grande nação porque foi “colônia de povoamento”.

Esta é uma triste realidade, uma desgraça para os jovens estudantes brasileiros que saem da escola sem saber História, saem da escola apenas sabendo o ódio marxista da “luta de classes”.

.
Guilherme Coltre - 28/07/2009
Arnaldo e José disseram tudo.
O sistema de educação brasileiro é extremamente falho, forma alunos sem interesse por história ou política, que apenas reproduzem, sem qualquer embasamento, o que ouvem dos tantos professores marxistas que infestam o sistema de ensino.
É realmente triste, ver que a juventude da qual faço parte é tão ridícula, uma juventude que é convencida facilmente pelos argumentos mais simples(e idiotas) dos tantos militantes que atuam pelas universidades públicas e privadas.
a a - 28/07/2009
.

Guilherme


Mas existem muitos jovens como vc que enxergam o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

O problema é que os jovens como vc, o que é normal para todo jovem, querem estudar, depois trabalhar, criar coisas, fazer suas vidas por conta própria ...

Mas, os que tem a cabeça dominada pela ideologia, que ao entrar na universidade tb pensavam assim, ao sair dela, perderam todos os sonhos e passaram a ser pesoas raivosas, com raiva do mundo, e querendo destruí-lo ... o marxismo os transformou nestes alucinados.
Vide os jovens do MR8 carioca da década de 1970, que sairam das universidades para virarem bandidos.

Tais mentes dominadas, são minoria, mas, são muito ativos, são chamados "militantes".


Os jovens livres não devem perder seus sonhos, mas, não devem se esquecer que existem grupos na sociedade tramando para que a liberdade de cada ser humana ter sonhos e fazer sua vida acabe. estes subversivos tramam para acabar com isso e reduzir a todos a autômatos socialistas...

.

Este tópico eu o tenho como um dos textos mais úteis para desmentir a covarde atuação marxista nas escolas.


.
 
 Lucão Gustavo - 28/07/2009
Guilherme, concordo com você.

Nosso sistema de ensino é péssimo, os professores tem culpa ? Acredito que devem ter uma parcela de culpa sim, pois fazem parte do sistema de ensino, mas da mesma forma que existem professores ruins, existem professores bons/excelentes.

É fácil perceber a imaturidade da maioria dos jovens que atingem a maioridade, não possuem nada na cabeça, só sabem falar de "baladas", "carros ou motos", e "qual mina tentarão catar". Mas o sistema é falho, para efeito de comparação, no Japão, alunos de escola (nível primário aqui) tem aula de economia doméstica, ou seja a noção de economia começa no primário, e no nível ginasial ja possuem treinamento técnico.

Mas é como o José Octavio disse, enqto tem um marxista discutindo na net, tem um japonês estudando, e depois eles dizem que o Japão é rico porque a África é pobre
Guilherme Coltre - 28/07/2009
José

Concordo, estudar sozinho é o melhor caminho, e tudo fica mais fácil hoje, com a internet.

O problema, é a notável falta de interesse por história e política do jovem brasileiro.

Arnaldo

Isso é realmente deprimente, é deprimente ver jovens militando por algo que eles nem ao menos entendem.
Cansei de conhecer "Marxistas" que nunca ao menos leram Marx, socialistas que usavam tênis da nike e camisetas da diesel, gente usando camisetas do Che como se ele fosse um herói, sem nem aos menos conhecer sobre revolução cubana! é vergonhoso.
a a - 28/07/2009
.

O ensino no Brasil, já foi bem melhor, depois da reforma de 1968, acabaram com o ensino no Brasil.



Realmente Guilherme, muitos marxistas, não sabem Marx, só sabem chavões, e os que leram, tb não são nada, pq o que fazem é citar os autores, deles próprios não existe nada.

Então, por exemplo qdo eu coloco um texto como o do tópico aqui da comunidade "O internacionalismo de Marx", eles não conseguem dizer uma palavra sequer !
Pq tal assunto não existe em livro nenhum...
A única coisa que fazem é xingar.

.
a a - 31/07/2009
.

Tantas coisas desmentem as mentiras marxistas que eles estão cada vez mais loucos e desesperados...
Esta semana eu recebi um email relacionando a morte de Michel Jackson ao capitalismo, é um amontoado de insanidade que dá calafrios.

O Japão tem um povo trabalhador e nacionalista, e tb que gosta de estudar, essa é, em síntese, a causa do seu progresso.

Na Europa, os países que mais tiveram colonias e que mais riquezas tiraram delas, Portugal e Espanha, foram os que ficaram atrasados.
Os países escandinavos nunca tiveram colônias e ficaram desenvolvidos.
A Turquia teve um dos maiores impérios do mundo, o Império Otomano, é não é desenvolvida.

A Inglaterra é uma ilha q tb não tem riquezas minerais, na Inglaterra o clima é perverso, chove a maior parte do ano, neva, tem tempestades frequentes, o litoral é pedregoso, a ilha foi colônia de Roma por 600 anos.

O maior país do mundo atual, o EUA, foi colônia, Australia, Canadá, Nova Zelandia foram colônias, a Argentina foi colônia e até 1950 era um país desenvolvido.

Esses são os fatos, o resto é maledicência marxista.

.
 
 a a - 01/08/2009
.

José Octavio


"Correção: a Suécia teve uma colônia na América do Norte: o Dellaware. Mas em pouco tempo ela fracassou e logo passou para o domínio inglês."




A maioria dos países europeus, inclusive os escandinavos (com os Vikings) tentaram ter colônias, mas apenas Portugal, Espanha, França, Holanda e Inglaterra realmente as tiveram de forma efetiva.
Podemos mencionar a Dinamarca, que até hj possui a Groenlândia tb.

.
a a - 01/08/2009
.

Diego? Chuck?



Foram boas e fundamentadas as suas colocações.



"Será que a culpa dessas apropriações as quais consideram "inexatas" seria "culpa" apenas dos marxistas, ou produto resultante da própria limitação dos debates historiograficos, seja aí por limitação dos próprios autores, ou do proselitismo politico?"




Sem dúvida a "culpa" não é apenas do marxismo, mas, em minha opinião, de alguns autores.

O que acontece é que o marxismo, como vc bem colocou, "se apropria" desse tipo de coisa, modifica a seu favor, e cria uma "tese" marxista sobre o assunto...
Isso é uma coisa muito comum no marxismo.

Estes dias estou estudando a "Teoria da Exploração" de Böhm-Bawerk, e ele mostra com toda clareza, que todos os socialistas anteriores a Marx, e o próprio Marx, iniciam suas teorias da exploração (trabalho como origem de todo valor) em Adam Smith e Ricardo !
Ou seja, Smith e Ricardo, nunca foram socialistas, mas, socialistas pegaram suas teorias e as usaram para o socialismo.
E Böhm-Bawerk refuta a todos.


Neste caso das colônias, o surgimento das expressões "colônia de exploração" e colônia de povoamento" não tem nenhum fundamento uma vez que nenhum dos países ao longo da história humana jamais teve colônias para "povoá-las" !
Tinham para povoá-las e explorá-las, e isto não significa que a colônia devido a isso pelo resto dos tempos vai ser miserável !


Então, não existe essa diferenciação. o surgimento delas tem apenas uma origem - ideologia.
Ou seja, estão querendo colocar a culpa em alguém pela incompetência própria.

No texto inicial do tópico refutamos todas estas alegações sejam elaas de marxistas ou de não marxistas.

.
Harry Loid - 01/08/2009
Arnaldo
Adorei a aula de Historia. De fato, aprendemos muito superficialmente que EUA foi colonia de povoamento e o Brasil, de exploraçao. De fato, EUA virou colonia de povoamento depois da independencia. Isso eu naum sabia.

Agora, algumas questoes: o q motivou o governo dos EUA a povoar o restante do continente? Por que o mesmo naum aconteceu no Brasil? Isso pode ser explicado pelas bases religiosas distintas?
a a - 02/08/2009
.

Diego? Chuck?


O Brasil teve uma "cultura medieval" até 1888 na minha opinião.
O Brasil, desde as capitanias hereditárias, sempre foi uma imensa fazenda onde "senhores feudais" ditavam a lei.

As capitanias foram feudos, e tal qual na Europa medieval, devido a pouca comunicação entre eles por séculos, formou-se uma nação em cada região.
A Bahia poderia ser tranquilamente um país.
O Ceara outro, o RGS outro, MG outro.

O Brasil não é um estado-nação, o Brasil é um país (estado) composto por dezenas de estados-nações.

Este é o cerne do problema brasileiro.
Enquanto quiserem unir opostos em Brasília, o único resultado vai ser uma enorme corrupção, uma vez que os estados não se identificam, são inimigos e um quer comer o fígado do outro.


Os estados de SP e RGS se desenvolveram devido a vinda para cá de italianos, alemães e japoneses.
Antes da vinda dos estrangeiros no estado de SP só tinha os caipiras e tropeiros.

.
a a - 02/08/2009
.
.
Diego? Chuck?
.
.

"No que se refere às críticas a Marx, acho que o problema não é o autor em si."

O problema é sim o autor (Marx), nesta comunidade provamos isso textualmente.
Nesta comunidade mostramos textos de Marx onde ele instiga os seus seguidores a fazerem exatamente o que eles fizeram.
,
Leia os tópicos abaixo:
.
.
Marx autorizou os crimes que o marxismo cometeu ?
.
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=47930640&tid=5334993781835443961
.
.
"O socialismo não existiu" ou "deturparam Marx"
.
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=47930640&tid=5337568743578389246
.
.
Marx era um mau caráter, e a sua obra, é a obra de um mau caráter, e seus seguidores, tb tinham mau caráter, e fizeram tudo que ele mandou fazer.
.
.
 
 a a - 02/08/2009
.

Diego? Chuck?



"Até porquê não podemos deixar de descartar que suas análises (originais ou não) tem sua validez."




As "analises" de Marx não tem nenhuma validade para países desenvolvidos e democráticos.
A democracia não tem nada a ver com o estado socialista marxista.
As análises de Marx só tem validade em Cuba, na Coreia do Norte, na Venezuela de Chavez, na Bolivia de Morales.
As "analises" de Marx apenas tem validade para Lula, Dirceu, Dilma, Genro e os milhares de socialistas q mandam no Brasil atual.


.
a a - 02/08/2009
.

Diego? Chuck?



"O grande problema é quando o marxismo passou a ser uma espécie de doutrinação quase religiosa."




Passou a ser a partir do momento q Marx declarou sua doutrina...
A partir dai, por exemplo, ele teve um fiel seguidor (Engels) por toda a vida, q o obedecia e o sustentou com dinheiro pro resto da vida.

.
a a - 02/08/2009
.

Diego? Chuck?



"O professor Noam Chomsky, faz uma crítica que considerei interessante a respeito do uso político de Marx. A respeito disso, ele considera que Marx pouco teria a dizer sobre isso."




Isso é "cortina de fumaça" para proteger Marx.

Marx foi um ativista político por toda a vida.

Fez o Manifesto e fundou a Internacional Socialista, uma organização política, de caráter subversivo, onde Marx atuou por toda a vida.

Chomsky, como todo "intelectual socialista", está querendo inocentar Marx, está querendo preservar Marx, mas, Chomsky está dizendo uma mentira que os fatios históricos desmentem.

.
a a - 02/08/2009
.

Diego? Chuck?



"De fato os grandes problemas do marxismo foram criados posteriormente por gente como Engels, Stalin, Lenin, Mao Tsé Tung, Althusser e outros."




Essa é a principal mentira do marxismo atual.
Esta comunidade desmente essa mentira que o marxismo atual inventou.

Depois da queda do Muro de Berlin, depois da queda da URSS, depois do vergonhoso fracasso do marxismo, os marxistas tinham que inventar uma mentira para que Marx fosse preservado e a loucura comunista tivesse a chance de voltar...

Mas, na década de 1960, depois da revolução cubana, e com a URSS propagando o socialismo pelo mundo, eram raros os que não acreditavam que na URSS e em Cuba não existia o mais perfeito e maravilhoso marxismo.

.
a a - 02/08/2009
.

Diego? Chuck?



"Mas de qualquer forma acredito que nas universidades está começando a ocorrer um processo de crítica do marxismo, que é resultante da própria realidade histórica...
E sejamos de esquerda ou não, isso é extremamente importante..."




Eu não acredito nisso Diego.
Nas universidades estatais da área de humanas o marxismo dominou de forma irrestrita e exerce a sua ditadura de forma despótica, todos aqueles que tentam mostrar algo diferente são sabotados.

.
a a - 02/08/2009
.

Diego? Chuck?



"Mas, Arnaldo, você considera a ideologia em si um problema, ou a ceguidão de quem absorve alguma como uma única verdade?"




Não existe ideologia cujos seguidores não a tenha como verdade.

O que Cristo disse não é a única verdade para cristãos em termos religiosos ?
O que Maomé disse não é a única verdade para muçulmanos em termos religiosos ?
O que Hitler dizia não era a única verdade para os nazistas ?
O que Marx disse não é a única verdade para marxistas em termos de crítica ao capitalismo ?

As ideologias, todas elas, dizem "verdades" para seus seguidores.

Enquanto os seres humanos precisarem de ideologia para viver, precisarem de dogmas decretados por "mestres" para viver, nada muda na humanidade.

.
a a - 02/08/2009
.

Harry



"Adorei a aula de Historia. De fato, aprendemos muito superficialmente que EUA foi colonia de povoamento e o Brasil, de exploraçao. De fato, EUA virou colonia de povoamento depois da independencia. Isso eu naum sabia."





Fico contente com isso !

Isso é devido a matéria História, no Brasil, ser totalmente dominada pelo marxismo, os cursos de história não formam professores de história, formam, em sua maioria (existem exceções claro), doutrinadores marxistas dispostos a mentir, camuflar, e a toda sorte de trapaças para falsear a realidade histórica.

Não existe a diferenciação colônia de povoamento e de exploração, isso é uma invenção mentirosa.
Nenhum império ao longo da história tece colônias apenas para povoá-las, as tinha tb para explorá-las.

O EUA até a independência, eram apenas as 13 colonias inglesas na AN, depois da independência é que se tornou uma grande nação.

.
a a - 02/08/2009
.

Harry



"Agora, algumas questoes: o q motivou o governo dos EUA a povoar o restante do continente? Por que o mesmo naum aconteceu no Brasil? Isso pode ser explicado pelas bases religiosas distintas?"



O Brasil tb praticou uma grande expanssão no continente.
A Amazônia não era nossa !
Nós ocupamos a Amazônia, que era território da Espanha.
Pelo Tratado de Tordezilhas o Brasil teria apenas 40% do atual território.

As bandeiras e outras ações de brasileiros expandiram o território brasileiro para oeste da mesma forma que aconteceu no EUA.

Na minha opinião, o Brasil só não chegou ao Pacifico, como o EUA chegaram devido a Cordilheira dos Andes.

Uma diferença entre o Brasil e o EUA, em questões territoriais, é que o EUA COMPROU imensas áreas de terra, como o Alaska, o Texas e outros.

Outra diferença é o tipo de terras do oeste da AN e as terras do oeste da AS.
Na AS as florestas (Pantanal e Amazônica) dificultaram extremamente o povoamento.


Outra diferença fundamental, é q depois da inrependência, o EUA se tornou uma democracia, e o Brasil, se tornou um império.


O progressso do EUA, não dependeu de religião.

.
Harry Loid - 03/08/2009
Ah, tem mais!
MENTALIDADE.

Depois q os ÊUA se libertaram, houve uma mentalidade progressista, um sentimento de kerer evoluir, coisa q no Brasil uma pessoa em cem deve ter.

Enqto a Inglaterra estava na Revoluçao Industrial, Portugal vivia dos louros do passado "conkistador e desbravador dos mares" e perdeu o bonde da Historia.

Kem ia pro Brasil era pra trabalhar, juntar uma grana e voltar a Portugal. "Brasileiro" era uma profissão, como "padeiro", "açougueiro", "ferreiro". Por isso o Stephen Kanitz defendeu, em um texto, q brasileiro deveria se chamar "brasiliano", como em italiano, australiano, americano.

Eu fico triste de ver no q estah se transformando o Brasil. Poderia ser um PUSTA país. E nem venham dizer q a culpa eh dos Estados Unidos, q "naum deixam". Kem naum deixa sao os governantes vendidos de sempre.
Celso Tadeu & Luana - 03/08/2009
O Brasil quando Monarquia era respeitado no mundo inteiro, éramos um País Desenvolvido, mas com o Golpe de 15 de Novembro, essa História mudou
 
 a a - 03/08/2009
.

Interessante o negócio de "brasileiro" e "brasiliano" !
rsrs

Se o Brasil tivesse feito após a independência uma monarquia parlamentarista aos moldes da Inglaterra, talvez hj seríamos um outro país.

.
Mr. Joe - 15/08/2009
"Pela alegação marxista"

não confundir a teoria pura com erros sobre erros de "intelectuais" que se dizem estudiosos de Marx . . . a teoria foi tão recortada que hoje infelizmente temos dificuldade de separar esses fatores e pessoas como ajudam nisso.

por favor sempre ao final do texto demostre as referencias e fontes

ou escreva "Arnaldo,2009."
a a - 15/08/2009
.

Pedro Henrique



"O Brasil até meados do século XIX tinha mais riqueza econômica do que os EUA."




Vc conseguiria demonstrar isso Pedro ?




"Aqueles pobretões do Norte foram movidos pelo ideal para que enriquecessem e fizesse deles aquela grande nação.
Por que você acha que a Inglaterra simplesmente desistiu da região? Porque lá era pobre, não tinha nada... uma África do Sul, Índia era muito melhor."




Pobretões do norte foi boa !
rsrs

O Pedro, mas de onde vc tirou que a Inglaterra "desistiu" ?

A guerra da independência do EUA durou 8 anos (1775–1783), morreram 50 mil soldados, milhares de feridos, e vc diz que a Inglaterra "desistiu" !





"Tanto que, Portugal tornou-se pobre e o Brasil tornou-se mais rico exatamente por isso."




Portugal ficou pobre pq a França de Napoleão invadiu e ocupou Portugal por 7 anos (qdo D João VI fugiu para o Brasil), e nestes anos a França pilhou o pouco que Portugal tinha.
Portugal tb foi uma metrópole colonial que nunca se preocupou em criar infra-estrutura no próprio país.

.
a a - 15/08/2009
.


Mr.



""Pela alegação marxista"
não confundir a teoria pura com erros sobre erros de "intelectuais" que se dizem estudiosos de Marx . . . a teoria foi tão recortada que hoje infelizmente temos dificuldade de separar esses fatores e pessoas como ajudam nisso."




Quem está confundindo é vc.
Vou colocar o texto inicial para ver se vc consegue entenmder:

"Quando se argumenta com marxistas, que da mesma forma que o Brasil e demais países da América Latina foram colônias e que o EUA também foi colônia, os marxistas vem com uma alegação que demonstra todo o seu desconhecimento de História."


Não estou me referindo a "estudiosos", estou me referindo a alegações de marxista em foruns de discussão na internet, no orkut.

.
a a - 15/08/2009
.


Mr.


"por favor sempre ao final do texto demostre as referencias e fontes
ou escreva "Arnaldo,2009.""



Vc não colocou todo o texto....
então vou colocar para vc.
Eu escrevi:

"Se a alegação marxista tivesse algum fundamento tais estados deveriam ser iguais aos demais países latinos, afinal, por 300 anos foram “colônias de exploração” da Espanha” tal como o México foi !
A California, deveria ser igual ao México !
A California foi uma das regiões mais exploradas pela Espanha colonial !


Pela alegação marxista, uma nação que foi colônia de Portugal ou Espanha está condenada a ser pobre para sempre, devido a exploração que sofreu até 200 anos atrás !
Então, a California não deveria ser a mais rica região do mundo !
Deveria ser tão pobre como os estados do norte do México !
"




A demonstração está no texto, vc é que não quis ver.

Evidentemente, se o poste é meu, e não tem nenhuma citação de autoria, o texto é meu.

.
Harry Loid - 18/08/2009
Arnaldo
Se o Brasil tivesse feito após a independência uma monarquia parlamentarista aos moldes da Inglaterra, talvez hj seríamos um outro país.

Naum sei naum. A mentalidade aki sempre foi muito atrasada. Os caras por tras dos milicos q derrubaram o Imperio (grandes fazendeiros) naum estavam a fim de mudar nada. Os escravos, libertos em 1888 (um ano antes da proclamaçao da Republica), naum tinham pra onde ir pq o Brasil preferiu chamar imigrantes. Sem lar de uma hora pra outra, negros e mulatos recem-alforriados viraram uma classe à margem, morando em barracos, favelas, cortiços, criando um pusta problema social q existe ateh hoje.

Os donos do poder, no Brasil, nunca tiveram visao de conjunto. Soh defendiam os interesses proprios e o resto q se lixasse. Por causa dessas ANTAS eh q o Brasil naum foi pra frente. Jah li em algum lugar um academico americano (infelizmente naum lembro o nome) dizer q, se o Brasil kisesse mesmo se desenvolver, seria uma especie de Canadah.
Harry Loid - 18/08/2009
Sobre os brasilianos
Procura em "Stephen Kanitz" + brasilianos q vc acha o texto.
a a - 18/08/2009
.

Harry



"Os caras por tras dos milicos q derrubaram o Imperio (grandes fazendeiros) naum estavam a fim de mudar nada."




Concordo com vc Harry.

.
 
 a a - 18/08/2009
.

Harry


"Os escravos, libertos em 1888 (um ano antes da proclamaçao da Republica), naum tinham pra onde ir pq o Brasil preferiu chamar imigrantes. Sem lar de uma hora pra outra, negros e mulatos recem-alforriados viraram uma classe à margem, morando em barracos, favelas, cortiços, criando um puta problema social q existe ateh hoje."




Tb concordo.
O EUA, acho que teve bem menos escravos qu o Brasil, de qq forma, para o EUA foram muitos emigrantes, bem mais que para o Brasil, mas conseguiram progresso.
Sem dúvida, no sul do EUA, ainda existem bolsões, eu não diria de pobreza, como New Orleans, onde o passado persiste.


.
a a - 24/11/2009
.

Harry


"Os donos do poder, no Brasil, nunca tiveram visao de conjunto. Soh defendiam os interesses proprios e o resto q se lixasse. Por causa dessas ANTAS eh q o Brasil naum foi pra frente. Jah li em algum lugar um academico americano (infelizmente naum lembro o nome) dizer q, se o Brasil kisesse mesmo se desenvolver, seria uma especie de Canadah."



A "elite" latifundiária brasileira tem pensamento feudal, isso já desde as capitanias hereditárias.
O poder dela é enorme, e agora ele tem braços no sistema bancário e industrial.

Não é fácil sair dessa situação com os nossos partidos de aluguel e o nosso ensino engessado.

.
Eric Fernando - 29/05/2011
É possível reverter as ocupações de terra "legais" praticados pela reforma agrária e tornar estas terras produtivas?
a a - 29/05/2011
.

Acredito q isso é impossível na atualidade Eric.

.
Leonardo Cardoso - 08/01/2012
Excelente texto Arnaldo
Outro dia me envolvi num debate sobre esse assunto, além da evidente cortina de fumaça destinada a cegar os que já tem propensão a cegueira, como pode existir "colônia de povoamento" em opoisção a "colônia de exploração"...? evidente que ambas as colônias eram de povoamento e exploração, Portugal enviou para cá todos que podiam da mesma forma a Inglaterra sugou do que viria a ser os EUA tudo que podia.

Um argumento que levantei para o demente de plantão foi o seguinte, se os EUA eram uma "colônia de povoamento", cumpadri da Inglaterra como eles querem fazer crer, por que a guerra de indepêndência americana foi violentíssima, forjando a alma nacional americana, ao passo que nós "pobres explorados" não conseguimos forjar uma identidade dentro de uma contexto de luta por independência?

Evidentemente que a resposta se deu por evasivas e saídas pela tangente.

Quando eles não tem a resposta decorada evitam formular algo, até mesmo por que o bom militante não pensa, e sim acata ordens e repete discursos.

 
 
primeira < anterior 6 de 6 próxima > última
ver todos os tópicos
Você tem sugestões ou comentários? Escreva aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário